Topo

Funcionários do Metrô e de trens da CPTM prometem parar nesta quarta (27)

Do UOL, em São Paulo

26/05/2015 06h00Atualizada em 26/05/2015 09h43

Funcionários do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em São Paulo devem parar nesta quarta-feira (27).  

Na tarde da segunda-feira (25), terminaram sem acordo as audiências de conciliação do Metrô e da CPTM com representantes dos funcionários das duas empresas vinculadas ao governo do Estado. Os encontros aconteceram na sede do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região, na capital paulista.

Veja também

O Metrô oferece reajuste salarial de 7,21% para metroviários e engenheiros. Os metroviários querem, porém, um aumento de 18,64%, reajustes na cesta básica e no vale-refeição, entre outras reivindicações. O Sindicato dos Engenheiros quer uma elevação de 17,01%.

Para tentar solucionar o impasse, o Núcleo de Conciliação do tribunal propôs um reajuste de 7,21% mais 1,5% de produtividade. A proposta será analisada pela direção do Metrô e pelos trabalhadores. Os metroviários realizarão uma assembleia às 18h30 desta terça-feira (26).

Ficou marcada para a próxima segunda-feira, dia 1º, uma nova reunião de conciliação no TRT.

A Justiça também propôs uma cláusula de paz a ser cumprida por empresa e sindicatos. A intenção é que, durante as negociações salariais, os trabalhadores mantenham o estado de greve sem promover qualquer paralisação efetiva dos serviços e que o Metrô respeite a atuação dos sindicatos sem praticar "retaliação, perseguição, despedida ou qualquer outro ato que importe em descumprimento ou impedimento da liberdade sindical e do exercício do direito de greve”.

Na semana passada, o mesmo tribunal determinou que, durante a greve programada para quarta-feira, 100% dos metroviários devem trabalhar nos horários de pico -- das 6h às 9h e das 16h às 19h -- e que 70% trabalhem nos demais horários. O Metrô de São Paulo tem quase 10 mil funcionários.

Por meio de nota, o Metrô afirmou que "mantém aberto o diálogo com a categoria para fechar acordo e que uma paralisação injustificada em meio ao processo de negociação causará prejuízo a toda a população de São Paulo". 

CPTM

A CPTM oferece reajuste salarial de 6,65%, mas os ferroviários querem 7,89% de correção mais 10% de aumento real.

Como solução, o desembargador Wilson Fernandes, vice-presidente judicial do Tribunal, propôs um reajuste 6,65% mais 1,5% de produtividade.

Uma nova audiência está agendada para as 10h desta terça-feira (26). “A audiência foi adiada para que possa haver uma discussão em cima de propostas reais. Vamos fazer o possível para evitar a greve”, disse o desembargador.

Na última sexta-feira (22), a Justiça ordenou que, durante a greve, os ferroviários devem manter 90% do efetivo de maquinistas e 70% dos demais funcionários nos horários de pico -- entre 4h e 10h e entre 16h e 21h – e um contingente de 60% nos demais horários.

A decisão judicial também impede que os trabalhadores liberem as catracas para os usuários. Os sindicatos que representam os funcionários da empresa estão sujeitos a pagar multa diária de R$ 100 mil caso não cumpram as determinações.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Funcionários do Metrô e de trens da CPTM prometem parar nesta quarta (27) - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano