Chioro: decisão do STF sobre drogas não afetará atendimento ao usuário
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse hoje (19) que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre descriminalizar ou não o porte de drogas deve ser irrelevante para o atendimento pelo sistema de saúde de quem faz uso destas substâncias. Para o ministro, os profissionais devem estar livres de preconceitos e abertos para conseguirem a confiança de quem precisa ser atendido.
“Mesmo que se mantenha a criminalização, nossa postura como profissionais de saúde, como responsáveis pelo serviço de saúde, será continuar abertos a receber, a cuidar, acolher. Qualquer possibilidade de apartar, criminalizar, de estabelecer preconceito, significa perder possibilidade de estabelecer com a pessoa que faz uso abusivo [de álcool e de drogas] algo fundamental para o cuidado, o vínculo”, declarou Chioro.
O ministro ressaltou, em conversa com a imprensa pelo lançamento da campanha "Políticas de Equidade. Para tratar Bem de Todos. Saúde da População em Situação de Rua", que a política nacional voltada para uso abusivo de álcool e outras drogas estabelece uma postura sempre “Aberta ao cuidado para poder servir, para poder acolher”.
Para Chioro, “Se nós tratarmos com preconceito ou com qualquer forma de discriminação, estaremos impedindo que essa pessoa busque e encontre no serviço de saúde o serviço que ela precisa num momento de tanta fragilidade”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.