Rio de Janeiro

Rio recolhe 136 toneladas de lixo nos desfiles de escolas de samba e blocos

Douglas Correa

Da Agência Brasil, no Rio

  • William Volcov/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

    Garis fazem limpeza após desfile de escola de samba no Sambódromo da Marquês de Sapucaí

    Garis fazem limpeza após desfile de escola de samba no Sambódromo da Marquês de Sapucaí

A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) do Rio de Janeiro recolheu 136 toneladas de entulho no segundo dia dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo A, no Sambódromo da avenida Marquês de Sapucaí e entorno, e nos blocos de rua que circularam pelas ruas da cidade neste sábado (6).

Na Sapucaí, aproximadamente 500 garis retiraram 23,76 toneladas de resíduos e 3,73 toneladas de material reciclável da passarela, durante toda a noite do sábado e a madrugada deste domingo (7). As outras 108 toneladas de detritos foram recolhidas após a passagem dos blocos.

Para a limpeza da passarela e imediações, os garis contam com o apoio de 67 máquinas e equipamentos, como mini-varredeiras e sopradores, que agilizam a limpeza das arquibancadas e pista, além de caminhões basculantes, compactadores e pipas d'agua (com água de reuso), além de pás carregadeiras. Além disso, a Comlurb disponibilizou 1.160 contêineres para descarte dos resíduos na passarela.

Carnaval de rua

Para evitar o acúmulo de lixo nas ruas da capital fluminense, a Comlurb preparou uma megaoperação envolvendo até 1.100 garis por dia. Estão disponibilizados até 5.000 contêineres para receber o lixo em todas as vias e 90 sopradores para acelerar a limpeza após a passagem dos blocos.

Na zona sul e no centro do Rio foram recolhidas 89,22 toneladas de lixo. Os blocos que mais despejaram resíduos no sábado de carnaval foram o Cordão da Bola Preta, com 29,5 toneladas; o bloco da Favorita, 12,4 toneladas; a Banda de Ipanema, 12,1 toneladas; o Empolga, 5,5 toneladas e o Céu da Terra, com 2,8 toneladas de detritos.

Em Campinho, na Estrada Intendente Magalhães, a companhia de limpeza recolheu 6,7 toneladas resíduos durante o carnaval de rua e na Banda de Madureira os garis recolheram 11,7 toneladas, totalizando 18,4 toneladas, nos dois bairros da zona norte do Rio.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos