Topo

Seis quilombolas são mortos a tiros em área de disputa na Bahia

Membros da Comunidade Quilombola Iúna, na Bahia - Reprodução/Facebook Incra/BA
Membros da Comunidade Quilombola Iúna, na Bahia Imagem: Reprodução/Facebook Incra/BA

Mário Bittencourt

Colaboração para o UOL, em Vitória da Conquista (BA)

08/08/2017 15h12

Seis integrantes de uma área de remanescente de quilombo (onde viviam escravos) foram assassinados a tiros em Lençóis, na Chapada Diamantina, na Bahia. Em menos de um mês, são oito quilombolas mortos em área de disputas de terras no Estado.

O crime que chocou a comunidade ocorreu na noite de domingo (6). O local da chacina é o Território Quilombola de Iúna, cujo processo de regularização fundiária foi iniciado recentemente pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

As vítimas moravam em casas vizinhas e foram mortos dentro das residências (quatro em uma e dois na outra) por homens que estavam em um veículo preto não identificado.

A Polícia Civil de Lençóis informou que cada vítima recebeu de quatro a cinco tiros. Ninguém foi preso. Há possibilidade, segundo a polícia, de o crime ter relação com o tráfico de drogas --duas vítimas tinham passagem pela polícia por tráfico.

Força-tarefa

Nesta segunda-feira, a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Agrária, criou uma força-tarefa para investigar os crimes.

A delegada agrária Giovanna Bomfim e um representante da Ouvidoria Regional Agrária do Incra estarão em Lençóis dia 14.

Foram mortos Adeilton Brito de Souza, Gildásio Bispo das Neves, Amauri Pereira Silva, Valdir Pereira Silva, Marcos Pereira Silva e Cosme Rosário da Conceição.

Os corpos foram sepultados entre a tarde desta segunda e a manhã desta terça.

Com esses crimes, o clima de disputa na área fica ainda mais acirrada. Segundo a polícia, fazendeiros da região querem expulsar os quilombolas do território e impedir que o Incra dê continuidade à regularização fundiária.

O RTID (Relatório Técnico de Identificação e Delimitação), um dos passos iniciais para a regularização, “encontra-se pronto e será apresentado ao Comitê de Decisão Regional da instituição”, informou o Incra.

Outros crimes

No dia 16 de julho, no mesmo território quilombola, o líder da comunidade Lindomar Fernandes Martins, foi morto com de seis tiros por homens que invadiram a casa dele. Até o momento, também não houve prisão por este crime.

Também em julho, no dia 17, outra liderança quilombola, José Raimundo Mota de Souza Junior, 38, foi morta com dez tiros. O crime ocorreu no Território Quilombola Jiboia, zona rural de Antonio Gonçalves.

No momento do crime, ele estava trabalhando numa roça da família junto com um irmão, que foi poupado pelos quatro homens que chegaram num veículo preto não identificado e já desceram atirando.

De acordo com o Incra, o do Território Quilombola Jiboia já foi publicado e os proprietários dos imóveis rurais inseridos no perímetro notificados. Atualmente, transcorre o prazo de 90 dias em que cabe a contestação por parte dos proprietários sobre o relatório.

Solidariedade

A CPT (Comissão Pastoral da Terra), ligada à Igreja Católica, e a ARTT (Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais), informaram que estão acompanhando as investigações sobre os crimes com representantes em Lençóis e manifestaram solidariedade às famílias das vítimas.

O Incra declarou que “solidariza-se com a comunidade Iúna e com as famílias das vítimas, os trabalhadores rurais quilombolas. A notícia chocou a autarquia”.

Atualmente, o Território Quilombola de Iúna abriga 1.400 habitantes e 39 famílias, segundo o Incra. Já o Território de Jiboia possui 2.016 habitantes e 224 famílias.

Há 303 processos de regularização de territórios quilombolas em aberto na Bahia, sendo que 34 estão publicados (em fase avançada de regularização). No Estado ainda não há nenhum território com título.

No relatório sobre os conflitos no campo 2016, divulgado este ano pela CPT, foram identificados 19 territórios quilombolas na Bahia em disputa de terras com terceiros.