Topo

Vítimas de explosão da Usiminas deixam hospital em MG

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

11/08/2018 10h49Atualizada em 11/08/2018 11h53

As 34 vítimas da explosão de um gasômetro da siderúrgica Usiminas gasômetro, em Ipatinga (MG), já receberam alta. As últimas pessoas deixaram o Hospital Márcio Cunha, no município, neste sábado (11).

A explosão ocorreu no começo da tarde de sexta-feira (10) e provocou pânico entre os moradores da cidade.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas tinham sido internadas com ferimentos leves, sintomas de intoxicação e pânico, causado pelo barulho e destruição provocada pela explosão. Os nomes das vítimas não foram divulgados.

De acordo com os Bombeiros, a própria companhia controlou o princípio de incêndio, com as equipes de segurança cortando o gás com a rapidez necessária.

As causas do acidente no gasômetro começaram a ser investigadas neste sábado por órgãos de segurança e de meio ambiente.

Promotores do Nucrim (Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais) e agentes da Polícia Civil de Minas Gerais iniciaram os primeiros levantamentos na área da siderúrgica.

Não há informações, porém, sobre o que pode ter causado o rompimento do tanque que armazenava gás.

Usiminas retoma operações

As operações na usina foram retomadas neste sábado. De acordo com a assessoria de imprensa da Usiminas, a companhia realizou, com o apoio de autoridades do município, um monitoramento para verificar a presença de gases em diversos bairros do município e, até o momento, não houve registro de “anormalidades, nem risco para a população”.

“A empresa prossegue com o plano de retomada gradual das operações, com a máxima segurança. Algumas áreas sem conexão com o setor afetado pela ocorrência, como despacho, laminação a frio estão reiniciando suas atividades. Até o momento, a empresa ainda não tem previsão de quando retornará a plena produção”, informou a empresa.