Topo

Cerca de 5 mil militares fazem operações simultâneas em 13 favelas do Rio

11.dez.2018 - Cerca de 5 mil militares fazem operações simultâneas em 13 favelas do Rio - Comando Conjunto/Divulgação
11.dez.2018 - Cerca de 5 mil militares fazem operações simultâneas em 13 favelas do Rio Imagem: Comando Conjunto/Divulgação

Do UOL, no Rio

11/12/2018 06h55

As Forças Armadas iniciaram na manhã desta terça-feira (11) uma operação com quase 5.000 militares em pelo menos 13 favelas nas zonas norte e oeste do Rio de Janeiro.

Ao todo participam da ação 4.760 militares das Forças Armadas, 120 policiais civis e 60 policiais militares. Estão sendo usados blindados, entre eles o Lince, comprado recentemente da Itália. Barricadas erguidas nas ruas por traficantes também estão sendo destruídas.

As ações ocorrem principalmente nos bairros de Bangu, Anchieta, Guadalupe, Colégio, Honório Gurgel, Vicente de Carvalho e em regiões próximas à Vila Militar de Deodoro, na zona oeste.

Segundo o Comando Conjunto, o objetivo é verificar denúncias contra membros do crime organizado e permitir à Polícia Civil cumprir mandados de prisão. As comunidades foram escolhidas com base em análises de inteligência onde há maior incidência de crimes. A ação abrange área habitada por cerca de 430 mil pessoas. 

A última grande operação das Forças Armadas havia reunido cerca de 1.000 homens no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, no início de dezembro.