Topo

Por que céu amanheceu alaranjado nesta sexta em SC? Especialista explica

Eduardo Valente/Framephoto/Estadão Conteúdo
Amanhecer alaranjado desta sexta-feira (11) na capital de Santa Catarina Imagem: Eduardo Valente/Framephoto/Estadão Conteúdo

Marcela Leite

Do UOL, em São Paulo

11/01/2019 13h59

Moradores de Santa Catarina notaram e registraram um amanhecer alaranjado nesta sexta-feira (11). A meteorologista Bianca Lobo, da Climatempo, explica que este é um fenômeno comum que pode acontecer tanto no amanhecer como no entardecer e é explicado pela teoria conhecida como "espalhamento Mie".

A especialista explica que a luz que vem do Sol é espalhada ao interagir com as partículas na atmosfera. Ao amanhecer, o caminho que a luz precisa atravessa na atmosfera é maior, e na presença de partículas maiores em suspensão, como poluição, poeira, spray marinho - que é o sal que fica suspenso no ar - e ainda fragmentos da fauna e da flora, faz com que as cores com menor comprimento de onda, como o azul, sejam "barradas".

Desta forma, os tons com maior comprimento de onda, como o laranja e o vermelho, são os que acabam sendo espalhados, dando a coloração ao céu. Ou seja, as cores com comprimento de onda menor não conseguem chegar e o destaque fica ainda maior para as tonalidades alaranjadas e avermelhadas. 

Veja outras fotos que foram compartilhadas nas redes sociais: