Topo

Avião da Latam colide com ave a retorna 30 minutos após decolagem no DF

7.mar.2019 - Voo 3711 da Latam precisou retornar a Brasília após colidir com uma ave - Reprodução/TV Globo
7.mar.2019 - Voo 3711 da Latam precisou retornar a Brasília após colidir com uma ave Imagem: Reprodução/TV Globo

Carolina Marins

Do UOL, em São Paulo

07/03/2019 10h09

O avião da Latam que faria o trajeto Brasília-São Paulo teve de retornar ao aeroporto da capital federal, na manhã de hoje, 30 minutos após a decolagem por causa de um pássaro na turbina. Não houve pouso de emergência. Uma nova decolagem ocorreu às 8h59 de hoje.

O piloto do voo 3711 informou a colisão com a ave e precisou sobrevoar o espaço aéreo de Brasília para gastar combustível. Quando recebeu autorização, ele pousou em segurança no Aeroporto JK. Ao UOL, a Latam informou que não houve pouso forçado ou de emergência.

"A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura", afirmou a Latam em nota.

Questionada, a companhia não informou o número de passageiros do voo.

Segundo a Inframerica, que administra o aeroporto, o avião partiu às 7h23 da capital federal com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, mas precisou retornar às 7h50. O pouso ocorreu em segurança.

"Equipes de solo da Inframerica, deram todo o suporte para a companhia aérea. O Aeroporto de Brasília opera normalmente, sem impacto na operação do terminal". A aeronave foi rebocada para o pátio e os passageiros embarcariam em outra aeronave.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado na versão original da matéria, o avião não gastou combustível para evitar uma explosão e sim diminuir o peso da aeronave para realizar a aterrissagem