Barco com tambores de combustível explode e fere 18 pessoas no Acre
A explosão de um barco utilizado para transportar combustível atingiu 18 pessoas na noite de ontem em Cruzeiro do Sul, mais importante polo econômico do interior do Acre. Uma das vítimas teve ferimentos leves e as outras tiveram queimaduras graves.
Todos os 18 feridos foram encaminhados ao Hospital Regional do Juruá. Três pacientes foram transferidos para uma unidade em Rio Branco após receberem os primeiros atendimentos. A vítima com ferimentos leves recebeu alta na manhã de hoje. Até o final da tarde de hoje, 14 pacientes permaneciam internados no Hospital Regional do Juruá.
Entre as vítimas em estado grave ou gravíssimo estão duas crianças de sete meses e um ano de idade, respectivamente, e uma mulher grávida com 12 semanas de gestação.
"Cinco pacientes foram entubados e levados ao centro cirúrgico, onde foram aplicados curativos. Eles foram transferidos para a UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e permanecem em estado gravíssimo, com 80% a 90% do corpo com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus", afirmou ao UOL o diretor clínico da unidade, Marlon Holanda.
"Também estão internados em nosso hospital outros nove pacientes que apresentam queimaduras graves, mas em menor proporção. Entre 30% a 40% do corpo com queimaduras", acrescentou o médico.
Doações de sangue
O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul abriu hoje para receber doados de sangue para vítimas da explosão do barco e para aumentar o estoque do banco de sangue.
A unidade ficará aberta até o horário em que estiver presente um doador. Seu endereço é rua Pedro Teles, 622, no bairro João Alves, em Cruzeiro do Sul.
Ancorada à margem direita do rio Juruá, a embarcação explodiu durante o abastecimento dos tambores de combustível.
"[Lá] tinha cinco galões, [eles] já tinham abastecido quatro. Quando estavam no último eu ouvi o rapaz mandando parar, e o 'cara' do posto continuou colocando. Depois só me lembro de ter ouvido a explosão", relatou uma testemunha que teve ferimentos leves ao site de notícias local "Juruá em Tempo".
A operação dos bombeiros para conter o incêndio durou cerca de 40 minutos.
Transporte irregular
A Polícia Civil diz acreditar que o barco era utilizado para o transporte irregular de combustível. O delegado Lindomar Ventura, da Delegacia Central de Cruzeiro do Sul, afirma que um dos galões teria transbordado e combustível se inflamou ao atingir equipamentos do navio. As chamas envolveram rapidamente a embarcação, que transportava também malas de viagem e mercadorias diversas.
O número de pessoas a bordo ainda será apurado. "Muitos passageiros pularam no rio e ainda não conseguimos uma lista das pessoas que estavam no navio", disse o delegado.
"Estamos notificando a Marinha para que intensifique a fiscalização de modo a evitar que esse tipo de ocorrência volte a acontecer", afirmou o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Velasquez.
Por sua vez, a Marinha informou que abriu inquérito será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo acidente.
"Assim que tomou conhecimento, uma equipe de busca e salvamento e uma equipe de inspeção naval da Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul, subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, foram direcionadas ao local, juntamente com uma equipe do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas. Todas as pessoas foram resgatadas com vida e os feridos foram encaminhados ao hospital da cidade", diz a nota da Marinha.
* Com Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.