Topo

Receita apreende 24 fuzis escondidos em carga no porto de Navegantes

Peças de 24 fuzis foram encontradas escondidas em mercadoria que vinha dos EUA - Divulgação/Receita Federal
Peças de 24 fuzis foram encontradas escondidas em mercadoria que vinha dos EUA Imagem: Divulgação/Receita Federal

Do UOL, em São Paulo

18/10/2019 17h39

Uma operação da Receita Federal apreendeu, ontem, 24 fuzis AR-15 (rifles semiautomáticos) e 242 munições no porto de Navegantes (SC). Todo o armamento havia sido desmontado e espalhado em meio a mercadorias que vinham dos Estados Unidos. As peças estavam divididas em quatro contêineres.

Segundo a Receita, a declaração de importação do navio era falsa; o documento alegava trazer vasos importados. Na fiscalização, foram encontradas mercadorias diversas: smartphones, equipamentos eletrônicos, roupas e calçados de grifes, equipamentos médicos e suplementos alimentares.

As peças das armas foram escondidas dentro das mercadorias, demandando a verificação de todas as peças, item por item. Por serem 80 toneladas de mercadorias, a ação durou mais de 24 horas para ser concluída.

Além das peças para montagem dos fuzis, foram encontradas munições especiais utilizadas por atiradores de elite: 100 munições de calibre 9mm e outras 142 de calibre 7.62.

O armamento será encaminhado para a Polícia Federal, que se encarregará da perícia e investigação. Depois, todas as armas e munições ficarão com o Exército Brasileiro.