Topo

Imagem de santa resiste após incêndio destruir oficina; dono crê em milagre

Imagem de Nossa Senhora após incêndio que consumiu oficina  - Lucas Fernando Pereira/Repórter na Rua
Imagem de Nossa Senhora após incêndio que consumiu oficina Imagem: Lucas Fernando Pereira/Repórter na Rua

Wagner Carvalho

Colaboração para o UOL, em Bauru

06/11/2019 14h17

De volta ao prédio onde funcionava sua oficina mecânica que foi praticamente consumida por um incêndio, ainda sem causas definidas, na noite de segunda-feira (4), Marco Roberto Pellegati, 58, afirma que apesar do prejuízo material alto, acredita que recebeu um milagre que ele atribuiu a Nossa Senhora Aparecida.

O incêndio ocorreu em Santa Cruz do Rio Pardo, a 340 km de São Paulo, e, segundo Pellegati, a imagem da santa resistiu ao fogo. O mecânico relata que dentro da oficina havia também um botijão de gás que, apesar do fogo intenso, não explodiu. "seria uma tragédia bem maior, a explosão do botijão faria vítimas no quarteirão", afirma.

"O fogo consumiu quase tudo por mais de duas horas, intacto ficou apenas o que tinha no escritório. Quando eu cheguei para abrir a oficina aos bombeiros, o fogo já tinha queimado praticamente tudo, menos uma das imagens que tenho de Nossa Senhora. Ela resistiu para mostrar que eu posso recomeçar tudo outra vez", disse. Segundo ele, a imagem foi comprada no Santuário Nacional de Aparecida, e é feita de gesso.

Pellegatti conta que na segunda-feira trabalhou na oficina até por volta das 20h30. "Desliguei tudo, tenho esse cuidado, bateria dos equipamentos, parte elétrica, revisei tudo e fui pra casa, horas depois minha filha me ligou para avisar que a oficina estava pegando fogo", lembra. Mecânico há 40 anos e proprietário da oficina há pouco mais de três anos, Pelegatti diz que todos os equipamentos eram novos e que a manutenção estava em dia. "Não tem explicação, só se foi criminoso, mais isso a gente só vai saber com o resultado da perícia", afirma.

Incêndio destruiu oficina mecânica na última segunda-feira (4) - Lucas Fernando Pereira/Repórter na Rua
Incêndio destruiu oficina mecânica na última segunda-feira (4)
Imagem: Lucas Fernando Pereira/Repórter na Rua

O prejuízo, segundo o proprietário, está próximo de R$ 1 milhão. "Tinha diversos equipamentos que foram consumidos pelas chamas, nas fotos dá pra ver o tamanho do estrago, uma caminhonete S-10 queimou inteira, o prédio em si sofreu um abalo muito forte, pra se ter uma ideia os extintores derreteram com a intensidade do fogo. No escritório não queimou nada, o computador, os papéis, a outra imagem de Nossa Senhora que tenho, nem parece que teve fogo no prédio", narra o proprietário.

Pellegatti lembra que estava inconformado em ver o resultado do trabalho de uma vida inteira, "as conquistas de uma vida" terem virado cinzas, quando o policial emocionado retirou dos escombros a imagem da santa praticamente intacta e o entregou. "Inteira, apenas chamuscada, não sei se foi uma mensagem dela, mas sei que foi uma intercessão, mais um milagre dela em minha vida", afirmou.

O sargento da Polícia Militar Luiz Roberto da Silva, que comandou os trabalhos da PM na ocorrência, conta que encontrou a imagem no altar na parede da oficina. "A gente que tem fé se emociona também, geralmente num incêndio dessas proporções, derrete tudo, mas a santa estava fala, forte, em pé, mostrando como devemos ficar na hora das adversidades da vida."

"Voltamos ao começo"

Apesar da tristeza de ver seu local de trabalho ser consumido pelo fogo, Pellegatti afirma que vai recomeçar. "Já estou aqui, limpando tudo, com a ajuda de amigos, voltamos ao começo, mas vamos resistir, minha fé me diz para não parar", afirma.

O mecânico relata que o prédio não possuía seguro, por isso o prejuízo foi muito grande. "Trabalho desde os 17 anos, sempre com a proteção Nossa Senhora, intercedendo por mim e me guiando nos caminhos da vida, vai continuar sendo assim, perdi quase tudo, mas tenho a vida, a saúde e minha fé."

Cotidiano