Tremor de terra é registrado no Rio Grande do Norte
Na madrugada de hoje, o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou um terremoto no litoral potiguar.
O tremor de magnitude preliminar de 1,7 graus na escala Richter aconteceu às 3:14. O epicentro foi no mar, mas o abalo sísmico foi sentido na costa — principalmente na cidade de Touros.
De acordo com os pesquisadores, os tremores de terra na região podem ter relação com a Falha de Samambaia (indicada com a linha vermelha na imagem), maior falha geológica do Brasil.
Hoje, acredita-se que ela tenha cerca de 38 km de extensão e 4 km de largura, mas o laboratório considera a possibilidade de ela ser muito maior:
"Vários eventos têm ocorrido nessa região do litoral do Rio Grande do Norte suscitando uma questão, levando-se em conta os erros na determinação epicentral e que uma falha não é necessariamente uma linha reta: estarão esses eventos num prolongamento oceânico da Falha de Samambaia? Sendo verdade teríamos então uma falha de 140 km de extensão", concluem os pesquisadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.