Topo

Esse conteúdo é antigo

Rapaz escapa por pouco de tiro enquanto andava de bicicleta em Santos

Bruna Alves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/06/2020 14h05

Ao menos seis rapazes conseguiram escapar de vários disparos de arma de fogo, enquanto passavam de bicicleta em frente à praia de José Menino, em Santos (SP), por volta das 6h de ontem. Imagens das câmeras de monitoramento de um prédio mostram o momento exato em que os jovens ouviram os tiros e começam a correr.

Segundo a Polícia Civil, os tiros foram efetuados por desconhecidos na via pública.

No vídeo, é possível ver um deles descendo da bicicleta e correndo em direção à areia da praia. Outros dois também deixam a bicicleta e fogem a pé. No entanto, um deles fica parado por alguns instantes em frente ao prédio por onde passavam.

Nesse momento, é feito um disparo que atinge e explode o vidro do edifício. O tiro não acertou o rapaz por apenas alguns centímetros de distância. Em seguida, ele sai correndo. Tudo acontece em questão de segundos.

Ao final da gravação, ainda é possível ver um disparo indo em direção ao ciclista que correu para a areia da praia.

O delegado responsável pelas investigações, Jorge Álvaro Gonçalves Cruz, disse ao UOL que ainda é cedo para afirmar se os ciclistas foram pegos de surpresa pelos disparos ou se foi uma reação a uma tentativa de roubo.

"Pode ter ocorrido uma tentativa de um roubo a uma bicicleta e alguém reagiu, pode ter ocorrido uma desavença anterior que, porventura, eles se encontraram ali e tentaram acertar alguma coisa entre eles, porque ali você percebe que existe uma certa troca de tiros, e pelo menos um disparo ocorreu que acertou o vidro."

As suspeitas da polícia baseiam-se no fato de que ninguém procurou a delegacia para prestar queixa sobre nenhum crime. Por isso, o delegado acredita que pode ter havido uma tentativa de "acerto de contas".

"Nós percorremos os hospitais e ninguém foi ferido ou lesionado por arma de fogo. E, se houvesse uma vítima, a pessoa viria até nós. E a ideia inicial é de que eles tenham tentado abordar alguém armados também, e a pessoa reagiu. Então tudo está na conjectura, porque foi bem recente. É muito prematuro eu afirmar qualquer situação", afirmou Cruz.

Tiro explode vidro de prédio em Santos (SP) e por pouco não atinge rapaz - Reprodução - Reprodução
Tiro explode vidro de prédio em Santos (SP) e por pouco não atinge rapaz
Imagem: Reprodução

Segundo a Polícia Civil, a Polícia Militar foi acionada, e, ao chegar no local, ainda pela manhã, encontrou as três bicicletas abandonadas no chão e uma na mureta de vidro, além de um estojo (cápsula de bala). Uma parte do vidro do prédio ficou totalmente destruída.

O local foi periciado pela polícia, e se constatou que não havia nenhuma marca de sangue no chão e nem nos estilhaços de vidro. Ainda de acordo com a Polícia Civil, os ciclistas seguiam em direção a São Vicente (SP), cidade vizinha.

O delegado solicitou imagens das câmeras de segurança da prefeitura das imediações do local, para tentar entender melhor a dinâmica dos fatos. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado. O caso foi registrado no 7º Distrito Policial de Santos, como localização e apreensão de objeto e disparo de arma de fogo.