Topo

Esse conteúdo é antigo

'Dia vira noite' e SP tem enchentes, desabamentos e quedas de árvores

Do UOL, em São Paulo

20/10/2020 15h43Atualizada em 20/10/2020 19h45

A cidade de São Paulo sofreu com as fortes chuvas na tarde de hoje. Os Bombeiros atenderam 44 chamados por enchentes, 44 por queda de árvores e 4 por desabamentos, segundo informações atualizadas às 18h55. Uma das árvores atingiu uma pessoa na rua Aratangi, em Cachoeirinha, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

A capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos a partir das 14h12, segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas). Na zona Norte, a chuva forte arrastou carros que estavam dentro de um lava a jato e empilhou os veículos, de acordo com informações da Globo News.

Outra árvore, de grande porte, caiu em cima de uma residência no bairro de Santana. "A zona norte foi muito afetada pelas chuvas, especialmente a região da avenida Engenheiro Caetano Álvares, próximo da Marginal Tietê", afirmou o Capitão do Corpo de Bombeiros, André Elias, em entrevista para a Globo News. "Mas não há nenhuma pessoa correndo risco de vida, machucada ou desaparecida. Estamos apenas auxiliando aquelas que estão ilhadas".

Ainda segundo o CGE, os bairros Casa Verde e Sé entraram em estado de alerta pelo transbordamento dos Córregos Mandaqui e Saracuna, respectivamente, mas o status foi encerrado às 16h30. Já o Córrego Ipiranga saiu do alerta às 17h10.

Às 17h20, o CGE decretou o término do estado de atenção em todas as regiões. As chuvas fortes também atrapalharam o trânsito no final da tarde: de acordo com informações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a zona Norte de São Paulo, onde fica a Marginal Tietê, registrava 18km de lentidão às 17h40. No Centro da cidade, eram 13km de lentidão.

O céu escuro foi registrado por alguns moradores e o clique compartilhado nas redes sociais.

Pontos de alagamento

De acordo com informações do CGE, foram 20 pontos de alagamento ativos na cidade de São Paulo. Na zona norte, o bairro da Freguesia do Ó teve uma rua inundada. Na Casa Verde, dois dos três alagamentos registrados pelo CGE foram classificados como "intransitáveis". Os pontos ficam na rua Quirinópolis e na Praça Delegado Amoroso Neto.

Em Santana, o CGE registrou outros dois pontos com fluxo de carros interrompido pelas chuvas: nas avenidas Cruzeiro do Sul e Zaki Narchi. Na Sé, a Praça da Bandeira ficou intransitável.

Alagamentos nos bairros da Lapa e Vila Mariana também impediram a circulação de carros na região: na rua Barão do Bananal e na avenida Vinte e Três de Maio, respectivamente. Butantã, Pinheiros e Ipiranga também sofreram alagamentos por causa das chuvas.