Avião é arrastado em pista de aeroporto durante tempestade de poeira em SP
Um avião da Azul virou no meio do pátio no Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP), durante a tempestade de poeira que ocorreu no interior paulista na tarde de ontem. O fenômeno passou por locais como Presidente Prudente, Jales, Araçatuba, Barretos e algumas cidades de Minas Gerais que fazem fronteira com o estado.
Em imagens publicadas em redes sociais, a aeronave ATR 72-600 aparece sendo virada pelos fortes ventos da região. No cenário, é possível observar outros objetos também voando na pista enquanto ocorre a tempestade.
Segundo a plataforma de dados RadarBox, a aeronave chegou às 14h53, em um voo que vinha de Campinas (SP). Por volta das 16h, o aeroporto atingiu temperaturas de 32ºC, de acordo com a RedeMet (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica).
Também foram registrados ventos de 18 km/h, chegando a um pico de 55 km/h após às 18h e rajadas de até 92 km/h. Relatos nas redes sociais mostram a nuvem de areia se formando a partir das 15h30.
Segundo análise de Pedro Cortês no UOL News, professor do IEE/USP (Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo), a nuvem que assustou moradores da região se formou pela combinação de "solo muito ressecado, sem umidade que retenha essa poeira na superfície e, quando vem a chuva, o vento tem poder de levantar essa poeira, porque tem circulação vertical intensa".
O UOL entrou em contato com a Azul, que confirmou o ocorrido e informou que a aeronave estava parada no pátio do aeroporto. "A companhia ressalta que não houve feridos e que, logo após o ocorrido, a aeronave foi inspecionada pela área de manutenção", diz nota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.