Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra momento em que dique da Vallourec transborda em MG; assista

Pietra Carvalho

Do UOL, em São Paulo*

12/01/2022 17h01Atualizada em 12/01/2022 17h17

Câmeras de segurança registraram o momento exato do transbordamento de um dique de contenção de água na Mina de Pau Branco, administrada pela empresa francesa Vallourec, em Nova Lima (MG).

O incidente, que aconteceu no sábado (08) levou à interdição do trânsito na BR-040 e à remoção de cerca de 400 animais silvestres. Apesar dos transtornos, o Corpo de Bombeiros mineiro descartou o rompimento da barragem que existe no mesmo local.

O dique, com capacidade de 85 mil metros cúbicos água, teria transbordado pelo excesso de chuva, invadindo a área da rodovia e atingindo alguns veículos que estavam no local, ainda segundo a corporação.

"Vale reforçar, portanto, que não houve rompimento, assim como também não foi detectado nenhum tipo de risco estrutural na barragem. Houve apenas o transbordamento provocado pela movimentação de massa, sem vítimas fatais."

Na ocasião, a assessoria de imprensa da Vallourec afirmou que, após o incidente, agiu de acordo com o PAEBM (Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração), com sirenes devidamente acionadas para alertar sobre o perigo.

Apesar da declaração, a empresa foi multada em R$ 288,6 milhões pelo governo de Minas, pelos danos ambientais causados, e tem 30 dias para recorrer.

*Com informações da Reuters