Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuvas intensas em PE provocam deslizamento e uma pessoa morre em Olinda

Equipes de resgate procuram por soterrados no Córrego do Abacaxi, em Olinda Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

25/05/2022 10h31Atualizada em 25/05/2022 14h00

As chuvas intensas em Pernambuco já deixaram um morto, um ferido e duas pessoas soterradas nesta manhã, informou a prefeitura de Olinda. A primeira morte confirmada ocorreu em um deslizamento de terra no Córrego do Abacate. Segundo a Defesa Civil, uma pessoa se feriu levemente após o desastre.

Outras duas pessoas foram dadas como soterradas por moradores no Córrego do Abacaxi, na Rua Santos, onde também houve deslizamento de terra. Mais cedo, o Corpo de Bombeiros havia confirmado uma morte, mas a corporação retificou a informação. Agora, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão no local fazendo buscas no local.

Desde cedo, a região vem enfrentando transtornos causados pelas chuvas. A Secretaria de Educação de Olinda suspendeu as aulas presenciais da rede municipal e a Prefeitura também anunciou a suspensão da campanha de vacinação contra a covid-19 em razão do temporal.

Nas últimas 48 horas contingente de funcionários trabalhando na limpeza de ruas e no resgate de pessoas ilhadas foi reforçado Imagem: Reprodução/Prefeitura do Recife

Recife também vem sofrendo com a chuva e já registra 80% das precipitações esperadas para todo o mês de maio apenas nas últimas 48 horas. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, João Campos (PSB), que mostrou informações alarmantes colhidas por um painel de monitoramento da administração municipal.

O grande acúmulo de chuva em um período curto de tempo - com áreas como o bairro de Dois Unidos registrando 103 mm de chuva em apenas seis horas - levou a Defesa Civil municipal a disparar um alerta recomendando que os moradores que não fazem parte de serviços essenciais fiquem em suas casas.

"Esses dados são de agora, vou mostrar aqui pra vocês: Essa colina são as últimas 6 horas: 103 mm em Dois Unidos e tem outros pontos aqui com 100 mm, são volumes muito grandes. E não é só o volume, é a intensidade, em um período muito curto", explicou João Campos em suas redes sociais.

O prefeito ainda anunciou a suspensão imediata das aulas na rede municipal, recomendando que as instituições de ensino privado seguissem a recomendação pelo menos no período da manhã.

O acumulado de chuva das últimas 48 horas no Recife chega a 260 mm, 80% do esperado para todo o mês. Em meio ao caos, pelo menos 40 pessoas tiveram de ser resgatadas de suas casas, na região da parte alta de Rio Largo, onde três ruas ficaram completamente inundadas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chuvas intensas em PE provocam deslizamento e uma pessoa morre em Olinda - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano