Topo

Esse conteúdo é antigo

Sem-teto é aprovado em concurso público em SP e festeja: 'Pra me reerguer'

O homem recebeu a notícia pouco tempo depois de chegar na Casa de Passagem em Votorantim (SP) - Reprodução/TV TEM
O homem recebeu a notícia pouco tempo depois de chegar na Casa de Passagem em Votorantim (SP) Imagem: Reprodução/TV TEM

Do UOL, em São Paulo

18/11/2022 11h19Atualizada em 18/11/2022 11h19

Um homem em situação de rua recebeu a notícia que passou em um concurso público pouco tempo depois que chegou na Casa de Passagem em Votorantim (SP). Há 15 dias no centro de acolhida, ele havia feito a prova para um cargo em Piracicaba (SP) no início do ano. Agora, os agentes sociais estão trabalhando para fazer a transferência dele para a nova cidade, onde ele pretende recomeçar a vida.

Segundo a TV TEM, afiliada da TV Globo na região, o homem, que preferiu não se identificar, já atuava como funcionário público anteriormente. No entanto, ele teve que se afastar da função para tratar de uma dependência química.

"Me falaram que aqui no município de Votorantim tinha lugar para ficar, que quem mora na rua não precisa dormir na rua, tem albergue e tudo mais. Desde então eles estão me ajudando, comunicando com o pessoal do município de Piracicaba, para eu ser acolhido lá e não ficar na rua, para eu poder me reerguer, para eu poder me organizar para quando eu entrar no trabalho já estar focado em poder recomeçar a vida", disse ele à TV.

De acordo com a secretária de Cidadania e Geração de Renda da cidade, Sandra Pinesso Cianfarani, a Casa de Passagem é uma residência em que pessoas em situação de rua podem receber alimentação, tomar banho, dormir e ter acesso a acompanhamento de saúde e assistência social. Os agentes sociais ainda atuam convidando e orientando a população vulnerável sobre a existência do serviço.

"Essa equipe, tanto da abordagem, como da casa, foi capacitada para fazer um trabalho de fortalecimento de vínculos com essa população. É mostrar para as pessoas em situação de rua que eles também têm direitos como cidadãos", diz Sandra.

Agora, o homem que deve em breve assumir o cargo público espera conseguir se reaproximar da família com o novo trabalho. "A esperança é bem grande, de poder reconquistar... O financeiro a gente vai conseguindo, mas esse trabalho, essa conquista, pode me ajudar a me reaproximar da minha família e, principalmente, estar bem comigo mesmo", finaliza.