Topo

Esse conteúdo é antigo

Paes 'dá bronca' em Prefeitura por tuíte de Carnaval: "Bloquinho é o ..."

Foliões aguardam a chegada de Lexa na estreia do Bloco da Lexa, no Rio - Luciola Villela
Foliões aguardam a chegada de Lexa na estreia do Bloco da Lexa, no Rio Imagem: Luciola Villela

Do UOL, no Rio

05/02/2023 11h40

O uso de uma gíria de São Paulo para tratar do carnaval carioca fez com que o prefeito Eduardo Paes (PSD) puxasse a orelha de sua equipe de redes sociais que, em tom bem-humorado, fez uma errata —a correção de uma informação no jargão jornalístico— e arrancou risadas de usuários nas redes sociais.

A bronca de Paes ocorreu depois de o perfil oficial da prefeitura do Rio de Janeiro usar a expressão "bloquinho" para anunciar os bloqueios de trânsito em função do carnaval de rua na cidade neste domingo.

"Se tem bloquinho, tem esquema especial de trânsito!", escreveu a prefeitura no Twitter.

A expressão usada em São Paulo costuma ser alvo de ironia por parte dos cariocas nas redes sociais, indicando que a pessoa que a utiliza não é frequentadora do carnaval carioca.

Diversos cariocas fizeram piada com o uso do termo nos comentários. Entre "reclamações" e provocações a São Paulo, os usuários fizeram piada do termo tipicamente paulistano.

A repercussão que motivou o próprio prefeito a se manifestar, embarcando na brincadeira.

"Eu ia demitir mas fui convencido a só deixar de plantão. Eu hein! Bloquinho é o ?..", retrucou Paes.

Tanto o perfil oficial da prefeitura do Rio quanto Paes costumam utilizar um tom irreverente como estratégia de comunicação nas redes sociais.

Depois do puxão de orelha de Paes, o perfil da prefeitura do Rio publicou a errata.

Neste domingo de pré-carnaval, 20 blocos desfilam por ruas de todas as regiões da cidade. Por conta dos cortejos, a prefeitura criou um esquema especial de trânsito com interdições de ruas no Centro, Laranjeiras, na zona sul, e Barra da Tijuca, na zona oeste.

O esquema conta com 165 funcionários, entre guardas municipais, agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, para ordenar o trânsito, além de 18 veículos operacionais e 35 motocicletas. A prefeitura também espalhou 15 painéis móveis de mensagens por pontos de grande fluxo da cidade, para informar sobre as interdições e rotas alternativas.