Vídeo mostra efeitos de 'chuva congelante' que atingiu Santa Catarina; veja
Colaboração para o UOL, em São Paulo
13/07/2023 18h02
O estado de Santa Catarina registrou a primeira chuva congelante neste inverno, no município de São Joaquim.
O que aconteceu
São Joaquim passou por um período de frio, altitude e umidade, condições propícias para que a chuva congelante se forme, explicou a assessoria de imprensa da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).
O órgão explicou que a massa de ar frio que está entrando não é tão intensa e, por isso, não é duradoura. Há chances, mesmo que pequenas, de mais chuvas congelantes entre a noite desta quinta-feira (13) e a manhã de sexta-feira (14).
O fenômeno é registrado em pontos isolados por não ser de grande intensidade.
A chuva congelante não tem relação com o ciclone que passou pela região Sul nesta semana, esclareceu a assessoria.
Diferença entre chuva congelante e neve
Rara no Brasil, a chuva congelante ocorre do encontro entre uma frente quente e uma frente fria. A gota d'água congela ao se chocar com uma superfície.
A chuva parece um pequeno granizo e tem o formato de "gelinho", mas é diferente da neve e do granizo. Ao atingir a superfície, a gota recebe a energia necessária para mudar de fase, passando instantaneamente do estado líquido para o sólido.
A neve é um fenômeno meteorológico que acontece em regiões frias, temperadas e polares, quando há o congelamento das partículas d'água.
Formato de floco ou grão. A neve acontece quando há uma mudança do estado líquido da água e para o sólido. Ela pode ter vários formatos, como floco ou grão, mas pressupõe um aglomerado de cristais de gelo formado dentro da nuvem. A neve cai sem alterações no percurso.