Frio atrasa voos e cobre superfície dos aviões em Curitiba
Do UOL, em São Paulo
15/07/2023 22h25Atualizada em 15/07/2023 22h50
As baixas temperaturas em Curitiba neste sábado (15) levaram à formação de gelo na superfície de aeronaves, gerando atrasos e cancelamentos de voos no aeroporto Afonso Pena. O clima na cidade variou de 4ºC a 18ºC hoje.
O que aconteceu:
Aeronaves da empresa Azul que pernoitaram no aeroporto Afonso Pena ficaram com gelo na superfície, devido ao frio.
Quatro voos atrasaram, porque precisaram ficar retidos em solo até que houvesse condições necessárias para decolagem: para Belo Horizonte, Congonhas (São Paulo]) e duas para Campinas.
Outros dois voos, de Curitiba para Guarulhos e de Guarulhos para Curitiba, precisaram ser cancelados devido às condições meteorológicas, enquanto um terceiro foi adiado por questões técnicas do avião.
A companhia aérea disse lamentar eventuais transtornos aos clientes, mas reforçou que são medidas de segurança. Além disso, a Azul afirmou que prestou assistência aos consumidores.
As baixas temperaturas em Curitiba cobriram a superfície das aeronaves com cristais de gelo.
Fim de semana é de frio
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que todos os estados do Sul correm risco de geada entre 03h e 07h de domingo (16). De acordo com o Inmet, a sensação térmica pode chegar a 0ºC. A região sofreu com um ciclone extratropical essa semana, que causou mortes e estragos.
O fenômeno se afastou ontem em direção ao Oceano Atlântico, mas ainda provoca rajadas fortes de vento, em especial no Sudeste.
Na região Norte, há previsão de chuvas intensas até as 10h de domingo (16), com até 50mm por dia e ventos de 40 a 60km/h.