Novo ciclone extratropical pode atingir RS e leva frio a outros estados
Colaboração para o UOL
16/08/2023 10h22
O Rio Grande do Sul será atingido por um novo ciclone extratropical, que se estenderá por toda a região sul nos próximos dias, apontam previsões meteorológicas.
O que aconteceu
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que, entre sexta-feira (18) e sábado (26), o novo ciclone se forme na costa do Uruguai, próximo ao Rio Grande do Sul.
Ainda de acordo com as previsões, a formação do ciclone deve ser acompanhada de temporais e rajadas de vento de até 70 km/h
Em nota, a Defesa Civil gaúcha fez um alerta para eventuais condições de fortes chuvas e trovões. Nestes casos, as autoridades alertam que o ideal é se manter em casa.
Além disso, a instituição aconselha evitar o uso de aparelhos eletrônicos na tomada, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas, e evitar se abrir debaixo de árvores.
Os efeitos do fenômeno poderão ser sentidos em toda a região Sul, Sudeste e até o Centro-Oeste. Os ventos podem chegar a 60km/h e ainda atingir parte de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
No fim de semana, a frente fria chega à região Sudeste e os termômetros não passam dos 23º graus na capital paulista. No domingo, o tempo vira no Rio de Janeiro, trazendo chuva e máxima de 22 graus. Enquanto na capital mineira, o domingo deve ser marcado por fortes pancadas de chuva à tarde e à noite.