Topo

Com 32ºC, SP bate recorde de calor do inverno; tempo quente continua amanhã

Do UOL, em São Paulo

23/08/2023 18h21Atualizada em 23/08/2023 18h50

A cidade de São Paulo bateu hoje o recorde de temperatura mais alta neste inverno. A temperatura média na capital foi de 32,3°C, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas).

O que aconteceu:

A máxima de calor registrada foi no Butantã, na zona oeste, com 33,4°C. Anteriormente, o auge de alta temperatura neste ano era 30,6°C, no dia 11 deste mês.

Os próximos dias serão de tempo quente e seco —amanhã poderá ser o dia mais quente do inverno em 80 anos, segundo o Inmet. A previsão de máxima nesta quinta-feira (24) é de 34ºC, com mínima de 19ºC. Na sexta-feira (25), a máxima será de 25ºC, com mínima de 16ºC.

No fim de semana, a temperatura vai cair. A previsão é que no sábado (26) a temperatura mais alta seja de 18ºC, com mínima de 13ºC. O domingo (27) será parecido: a máxima é de 15ºC e a mínima, de 11ºC.

Historicamente, agosto é o mês mais seco na capital paulista, e nesse ano especificamente devido ao El Niño, está registrando temperaturas acima da média para o período. Nesses últimos dias, a combinação do fortalecimento da massa de ar quente e seco, e a condição pré-frontal, que antecede a chegada de uma frente fria, favoreceu o aquecimento e o registro de recordes de calor e baixa umidade".
Thomaz Garcia, meteorologista

Calor de verão no Rio

Hoje, a capital do Rio de Janeiro tem máxima de 37ºC, com mínima de 17ºC.

A MetSul Meteorologia prevê que o calor na cidade continue amanhã, podendo ir aos 40ºC, e descer até os 23ºC, com o inverno lembrando os dias de verão.

Assim como em São Paulo, o calor no Rio tende a cair no fim de semana. Na sexta-feira (25), a temperatura mais alta prevista pelo Inmet é 27ºC, com a menor a 19ºC. No sábado (26), a máxima é de 23ºC, e mínima 16ºC. No domingo (27), a temperatura mais alto é prevista para 20ºC, com a mais baixa podendo chegar a 15ºC.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com 32ºC, SP bate recorde de calor do inverno; tempo quente continua amanhã - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano