Topo

Ex-PM condenado a mais de 90 anos é preso na fronteira com a Argentina

Condenado a mais de 90 anos de prisão, ex-PM Valdir Saggin estava foragido e foi capturado na fronteira entre o Brasil e a Argentina Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/08/2023 04h00Atualizada em 28/08/2023 12h44

Um ex-policial militar condenado a mais de 90 anos por homicídios, extorsão, estelionato e roubo a banco foi preso na última quinta-feira (24) em Itaqui (RS), na fronteira entre o Brasil e a Argentina.

O que aconteceu

Rompeu a tornozeleira eletrônica e fugiu. Valdir Saggin, 58, estava foragido da Justiça desde março deste ano. Ele já atuou como policial militar em Santa Catarina e usava o equipamento que monitorava os seus deslocamentos desde dezembro de 2022, em Sapucaia do Sul (RS).

Relacionadas

O ex-PM foi visto saindo do local onde morava e abordado pelos policiais na rua. Não houve reação, segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, responsável pela captura dele. Após a prisão, Saggin foi levado para um presídio de regime fechado em Porto Alegre.

A Polícia Civil não sabe se ele pretendia deixar o país para se esconder na Argentina ou se planejava participar de outras atividades criminosas. Ele é apontado pelas autoridades como um dos criminosos mais perigosos da região Sul do país e como um dos fundadores de uma facção criminosa de Santa Catarina.

Saggin já foi condenado por matar dois policiais rodoviários federais em Joinville (SC), em 2001. Na ocasião, ele transportava uma metralhadora em uma mala preta e, com um comparsa, rendeu os agentes durante uma abordagem.

Mesmo com os policiais rendidos e ajoelhados na beira de uma estrada, ele atirou nas vítimas. No ano seguinte, Saggin manteve três pessoas reféns ao ser perseguido pela PRF em Curitiba (PR).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ex-PM condenado a mais de 90 anos é preso na fronteira com a Argentina - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano