290 mil ficaram sem luz em SP na noite de ontem, diz presidente da Enel
Depois do apagão da semana passada, o temporal de ontem em São Paulo deixou cerca de 290 mil pessoas sem luz na capital e região metropolitana, informou na manhã de hoje o presidente nacional da Enel, Nicola Cotugno, à CPI da Enel na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).
O que aconteceu
O executivo foi questionado pelos deputados sobre as consequências do temporal de ontem. Ele disse que, no pico das chuvas, quase 300 mil ficaram sem luz.
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Foram 290 mil [sem luz] e agora estamos abaixo de 80 mil [sem energia]. A previsão é que a tarde de hoje esteja normalizada a situação.
Nicola Cotugno, presidente da Enel
Os bairros mais afetados na capital foram Vila Medeiros, Parque São Domingos, Santana, Barra Funda, Tucuruvi, Pirituba, Morumbi, Ipiranga e Jaguaré, informou a Enel.
Em nota, a Enel disse que suas equipes estão na rua trabalhando para religar a energia. "A distribuidora segue com reforço das equipes em campo para normalizar o serviço para todos os clientes impactados", afirmou em nota.
Questionado, Cotugno evitou cravar uma data para a compensação pelos danos causados pelos temporais de ontem e do último dia 3.
A gente está avaliando diferentes opções e acho que em poucos dias vamos sair com uma definição concreta. Eu acho que, durante a próxima semana, nos primeiros dias da próxima semana.
Nicola Cotugno
Enel em São Paulo
Na terça (14), quem falou à CPI foi o presidente da Enel em São Paulo, Max Xavier Lins. Na ocasião, ele pediu desculpas à sociedade, mas disse que ainda "não tem definido" o ressarcimento à população que ficou sem energia elétrica na semana passada.
De acordo com Lins, existem "dois ressarcimentos por aspectos elétricos". "Primeiro por danos a equipamentos eletroeletrônicos", disse. A resolução 1000 da Enel, exigiria um rito para avaliação dos estragos. "Nós decidimos nos antecipar e já estamos recepcionando [os equipamentos afetados]".
"Há um outro tipo de compensação", continuou. "Quando um cliente individualmente residencial ou comercial fica sem energia, o procedimento da Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] prevê compensações mediante metodologia da Aneel para operacionalizar isso".
Ele afirmou, porém, que "não está previsto ressarcimento para danos por perdas de alimento", por exemplo. "Não está regulamentado, mas foi um evento grave e sabemos que impactou 2,1 milhões de clientes", disse.
Pretendemos muito em breve ter um posicionamento visando atender essas necessidades de melhor forma. O que será ainda não temos definido, mas estamos sensíveis e pretendemos [fazer].
Max Xavier Lins, presidente da Enel SP