Após novo apagão no centro de SP, Enel diz que energia voltou para 97%
Do UOL, em São Paulo
20/03/2024 13h30Atualizada em 20/03/2024 17h49
Moradores de bairros centrais de São Paulo relataram um novo apagão na região após uma ocorrência no começo da semana. No fim da tarde, a Enel disse que 97% dos clientes estavam com a energia restabelecida.
O que aconteceu
Mil clientes ainda terão que contar com geradores. A empresa disse ter restaurado a energia para 97% dos clientes desde as 16h05.
Enel afirmou que desligou preventivamente um dos circuitos, por volta de 12h40, após detectar um "indicativo de nova falha". Na segunda-feira (18), quando os apagões começaram, a companhia apontou o rompimento de cabos na rede subterrânea como fonte do problema.
"Companhia mobilizou geradores adicionais, além dos que já estavam disponíveis na região", diz a empresa. Os relatos de falta de energia começaram no fim da manhã e início da tarde desta quarta-feira (20).
O primeiro registro de falta de energia ocorreu na segunda-feira, e alguns locais registraram 45 horas sem luz. Desde então, casas, hospitais, comércios e outros nos bairros da da região central ficaram horas sem energia em diferentes períodos de tempo.
Veja a íntegra da nota mais recente da Enel:
A Enel Distribuição São Paulo informa que, desde as 16h05, restabeleceu o fornecimento de energia para 97% dos clientes afetados pelo desligamento preventivo realizado na rede de distribuição subterrânea que atende os bairros de Higienópolis, Santa Cecilia, Consolação, Campos Elísios, Vila Buarque e Cerqueira Cesar. Os demais clientes (cerca de 1 mil) serão abastecidos ainda hoje por meio de geradores.
Pela manhã, a companhia já havia normalizado o fornecimento para todos os clientes que tiveram o serviço afetado na última segunda-feira. Mesmo com o restabelecimento, as equipes da empresa seguiram no local trabalhando para reconfigurar totalmente a rede afetada. Durante o trabalho, identificaram um indicativo de nova falha, optando por desligar preventivamente às 12h40 um dos circuitos para realizar nova intervenção. Também, preventivamente, a companhia mobilizou geradores adicionais, além dos que já estavam disponíveis na região.
Canais para falar com a Enel
- O consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120. Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196. Para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é o 0800 77 28 626.
- A Enel também tem o chartbot "Elena", que pode ser salva nos contatos pelo número 21 99601-9608. Ela serve para ajudar a registrar falta de luz, pedir 2ª via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e também tirar dúvidas sobre outros serviços.
Ouvidoria da Enel São Paulo
Este é um canal de relacionamento para solucionar ou responder reclamações que a pessoa ainda não conseguiu resolver pelos outros canais de atendimento.
- Por telefone: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8 horas às 18 horas).
- Por carta: enviar em envelope fechado mencionando 'Ouvidoria' para o endereço: Avenida das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17º andar, Vila Gertrudes, São Paulo, CEP: 04794-00.
Participe pelo Whatsapp
Está enfrentando problemas com a falta de luz em SP? Mande sua foto ou vídeo no WhatsApp do UOL. O número é o (11) 93466-7318.
*Com informações do Estadão Conteúdo