Vice-prefeito de cidade do RS resgata cavalo de enchente: 'Ia morrer ali'
Do UOL, em São Paulo
09/05/2024 09h09Atualizada em 09/05/2024 11h19
O vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha (RS) resgatou um cavalo que estava quase se afogando em uma rua de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.
O que aconteceu
Cavalo estava só com o focinho para fora da água. Um vídeo mostra o momento em que o vice-prefeito Marcelo Gaúcho (PTB) consegue montar no cavalo para tirá-lo da enchente. O caso aconteceu no domingo (5).
Marcelo, que também é domador de cavalos, conta que encontrou o animal desesperado enquanto ajudava nos trabalhos de resgate. "Ele girava para todos os lados. Jamais deixaria um cavalo morrer aos meus olhos", afirmou ele no podcast 'Mais que tal'.
Ele explicou por que montou no cavalo. "Ia ser difícil a condução com o jet ski e ele estava muito mal. Para você poder orientar o cavalo é importante a montaria. Ali não dava pé nem para ele, nem para mim. Ele vinha só com o focinho para fora. Ia morrer ali".
Marcelo conta que depois que levou o cavalo até um lugar seguro, o animal começou a segui-lo. "O mais interessante de tudo foi ver ele querendo vir atrás de mim. Talvez por um agradecimento. Quem conhece cavalo sabe do que eu tô falando, a confiança que o cavalo tem nas pessoas".
Outro cavalo foi resgatado após ficar preso em telhado
Animal foi salvo com ajuda de um bote da equipe do Corpo de Bombeiros. O resgate ocorreu pouco após as 11h desta quinta-feira (9), mais de um dia após imagens registrando ele preso serem veiculadas pelo canal Globonews.
Os bombeiros deitaram o animal na embarcação e deixaram a área ilhada administrando remédios nele. Quatro barcos, dois botes e pelo menos um jet ski foram usados para retirada do animal.
Primeira-dama Janja da Silva e influenciadores como Felipe Neto fizeram apelo pelo resgate do animal. Ele deve ser encaminhado a um haras da região após receber tratamento, informou Janja.