Nível do Guaíba deve bater novo recorde durante a semana, diz UFRGS
Do UOL, em São Paulo
12/05/2024 15h09
O boletim de previsão do nível de água no Guaíba, divulgado na tarde deste domingo (12) pelo IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), alerta para a possibilidade de um novo recorde.
O que aconteceu
Boletim mostra que nível deve ultrapassar os 5 metros. De acordo com o estudo, entre segunda e terça-feira a cheia pode chegar aos 5,5 metros, em decorrência das chuvas adicionais e do vento sul forte, previstos para os próximos dias.
O recorde anterior foi de 5,33 metros. A máxima foi atingida na última semana, quando as águas cobriram ruas e avenidas de grande parte de Porto Alegre.
A previsão é de mais 100 mm de chuvas. Segundo o IPH, esse mesmo total já caiu nas últimas 48h na metade norte do RS, onde ficam as bacias dos rios Taquari, Cai, Sinos e Jacuí, afluentes do Guaíba. Os ventos podem chegar a 50 km/h.
Nível chegou a cair durante a semana. Após o pico de 5,3 metros, no último domingo (5), o nível começou a cair na quarta-feira (8), chegando a 4,56 m no sábado (11). Segundo o IPH, a previsão é de cheia duradoura.