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Ela fingiu ser rica nas redes sociais e acabou virando: 'Peguei um jatinho'

Luciana Spacca

Colaboração para o UOL

21/06/2024 04h00

Cela Lopes viralizou na internet em março de 2023 ao publicar um vídeo em suas redes sociais onde se dizia chateada com seu pai por ter ganhado apenas uma Porsche de aniversário, enquanto seu irmão ganhou um helicóptero.

O que ninguém sabia, pelo menos à época, é que tanto a história do vídeo quanto todo o conteúdo de ostentação que a jovem publicava não eram reais.

Cela Lopes é, na verdade, uma criação da modelo e influenciadora digital Marcela Eduarda Lopes Schreiner, 22.

O plot twist da história é que, com tanto sucesso nas redes sociais, ela acabou ganhando dinheiro de verdade. Em um vídeo, Marcela resume:

Em um dia você é pobre e divide apartamento, pega ônibus, metrô, entrega panfleto. No outro, você finge que seu irmão ganhou um helicóptero e você uma Porsche e fica rica de verdade.

Marcela: 'Tenho muita consciência dos meus privilégios: ser loira, branca, ter um estereótipo que é considerado como padrão' Imagem: Arquivo pessoal

Infância sem luxo

Diferentemente da personagem que inventou, a gaúcha natural de Carazinho, cidade do interior do Rio Grande do Sul, tem origem humilde: não tem pais ricos e passou por dificuldades financeiras na infância e adolescência.

"Tivemos de morar na casa dos meus avós e até no porão da casa de uma tia. Meu pai era pintor e minha mãe fazia bolos para vender", conta.

Em busca de uma vida melhor, Marcela saiu de casa em 2019, aos 17 anos, rumo a São Paulo para trabalhar como modelo.

As coisas não deram certo no início e eu trabalhava com o que aparecia. Ganhava 50 reais para entregar panfletos na rua enquanto estudava em um colégio público para terminar o ensino médio.

E foi na escola que a ideia da personagem nasceu. "Lá, as pessoas achavam que eu era rica, milionária. Por ser do Sul, por ser loirinha, bem polaca. E isso ficou na minha cabeça, que as pessoas aqui em São Paulo tinham meu estereótipo como o de uma pessoa rica."

Do estereótipo à personagem

Após a pandemia, a carreira de modelo da jovem gaúcha finalmente engrenou e ela cresceu nas redes sociais. Foi nessa época que ela decidiu dar vida a Cela Lopes, sua personagem. "Eu tinha uns 30 mil seguidores quando postei o primeiro vídeo da Cela e ele viralizou."

A publicação, claro, gerou polêmica e trouxe atenção, seguidores e muitas críticas para Marcela. "As pessoas achavam que aquilo era verdade e ficavam indignadas. Mas, para mim, foi muito tranquilo. Na minha cabeça, era muito claro que a Cela não era eu."

Por algum tempo, a influenciadora manteve segredo sobre a personagem. "Nos seis primeiros meses, eu não me expliquei ou disse que aquilo não era real."

O humor em tom de deboche, sempre ostentando a vida de herdeira bilionária e menosprezando os pobres, a quem ela chama de "desafortunados", viraram a marca registrada de Cela Lopes. Os seguidores, que aumentavam a cada nova postagem, não sabiam que tudo não passava de uma brincadeira.

Lembro que meu pai ficou preocupado quando os pedreiros que trabalhavam com ele começaram a pedir aumento de salário. Ele disse: 'Meu Deus, filha, eles acham que eu sou bilionário. Fala que a gente não é, por favor!'. E eu disse: 'Pai, calma'.

"A primeira vez que eu falei que a Cela era uma personagem foi em outubro de 2023. No dia do meu aniversário de 22 anos, eu estava muito emotiva. Postei algumas mensagens dos haters e falei sobre ser uma personagem. Muita gente descobriu ali."

'Não concordo com minha personagem'

Atualmente, Cela Lopes tem mais de 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais. A modelo diz se surpreender quando recebe mensagens de pessoas que apoiam as atitudes da personagem.

Marcela diz discordar dos posicionamentos de sua personagem: 'É mimada, sem noção' Imagem: Arquivo pessoal

Tem gente que se identifica com a Cela, que diz que ela fala tudo o que elas gostariam de falar. Eu acho isso uma loucura. Eu não concordo com as falas da minha personagem, ela é mimada, sem noção, totalmente fora da realidade.

Para produzir novos conteúdos, Marcela se inspira na vida de bilionários de verdade nas redes sociais.

"Gosto de entender até onde posso ir. Não abordo pautas como religião, raça, não faço piada com doenças. Mas, em relação a ser pobre, brinco sim, porque é meu lugar de fala. Ao mesmo tempo, tenho muita consciência dos meus privilégios: ser loira, branca, ter um estereótipo que é considerado como padrão. Sei que, se não fosse isso, teria dificuldades para ter sucesso com essa personagem."

Aos poucos, a influenciadora passou a ser procurada por grandes marcas para publicidade e parcerias.

De bilionária de mentira a rica de verdade

Cela faz postagens em tom irônico sobre a vida dos bilionários Imagem: Arquivo pessoal

Mesmo com todo o sucesso, a jovem gaúcha tem dificuldade em se ver como uma pessoa famosa. "É difícil cair a ficha. Não importa o lugar que eu vá, sempre tem alguém que me reconhece. Estava em Paris e as pessoas vinham falar comigo."

Apesar de ser muito diferente da personagem que criou, Marcela diz que já fez coisas que, até pouco tempo atrás, apenas sua personagem faria.

Uma coisa muito Cela Lopes que eu fiz recentemente foi o meu namorado que sugeriu: estávamos atrasados para um compromisso e pegamos um jatinho para ir de Criciúma a Florianópolis. Eram só três horas de carro e mesmo assim nós fomos de jato. Antes, isso era inimaginável.

Mas será que a bilionária de mentira virou mesmo milionária na vida real?

"Hoje, posso dizer que eu não tenho mais nenhuma preocupação financeira quanto a pagar aluguel, a fazer viagens, pagar coisas para a minha família. Sou muito consciente com meus gastos: vou comprando as coisas aos poucos, tenho meu dinheiro investido, quero comprar alguns imóveis. Mas, sim, já posso dizer que sou rica."

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