Topo

Sakamoto: Independência não foi apenas um brado; em Salvador, foi no braço

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/07/2024 13h44

A verdadeira independência do Brasil aconteceu no 2 de julho na Bahia, afirmou o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News da manhã desta terça-feira (2).

2 de julho é a verdadeira independência do Brasil [...] Não foi apenas um brado. Em Salvador, foi no braço mesmo. A gente deve ao bravo povo da Bahia essa independência plena.

Além de falar da data, o colunista também deu uma sugestão para o presidente Lula (PT).

Só uma dica para o presidente: aproveitando que ele está ao lado do governador Jerônimo [Rodrigues] e fazer questionamento a respeito da letalidade policial na Bahia sob o governo do PT, que está alta. Seria interessante que isso fosse abordado pelo presidente.

Independência da Bahia

O Dia da Independência da Bahia, também chamado de Independência do Brasil na Bahia, é um feriado estadual baiano celebrado no dia 2 de julho de cada ano. A data relembra a participação decisiva do estado nas guerras pela emancipação política do Brasil.

A data é mais importante que o próprio 7 de setembro na Bahia, apesar de nunca ter se tornado um feriado nacional. Todos os anos, os moradores de Salvador vão às ruas para desfilar — sem o teor militar do Dia da Independência. Essa é, ainda hoje, a festa cívica mais importante do estado.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sakamoto: Independência não foi apenas um brado; em Salvador, foi no braço - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano