Marinha resgata tripulante doente de navio em alto-mar na costa do ES
A Marinha do Brasil usou um helicóptero para resgatar um tripulante doente a bordo de um navio. A operação aconteceu na última terça-feira (2), na costa do Espírito Santo.
O que aconteceu
Vídeo mostra operação de resgate. Imagens mostram o momento que o helicóptero da Marinha se aproxima do navio e um dos socorristas desce com uma prancha. O vídeo também mostra o tripulante sendo atendido no helicóptero e em terra firme.
Tripulante tinha sintomas de abdome agudo. A condição se refere a dores abdominais que começam de forma repentina, sem relação com um ferimento. Os pacientes com a síndrome precisam de diagnóstico e tratamento imediato, podendo envolver cirurgia ou não.
Médico orientou equipe do navio antes da operação. O especialista também conversou com o comandante da embarcação para trocar informações e decidir qual seria o traslado mais adequado e seguro para a situação.
O navio petroleiro estava a 100 km de Vitória (ES) durante o resgate. A aeronave UH-15 "Super Cougar" retirou o tripulante da embarcação com bandeira de Malta. A operação foi realizada pelo Salvamar Sueste e pela Capitania dos Portos do Espírito Santo.
O tripulante foi levado para o Hospital Praia da Costa, em Vila Velha (ES). O helicóptero pousou em um local próximo ao hospital e o tripulante seguiu em uma ambulância até a unidade de atendimento. O UOL tenta contato com o hospital para obter mais informações sobre o estado de saúde do homem.
Pessoas e embarcações podem solicitar socorro pelo telefone 185. O Salvamar Sueste abrange o litoral dos estados do RJ e ES, oferecendo assistência 24 horas para acidentes ou emergências.