São Paulo registra a tarde mais fria do ano, diz prefeitura
Do UOL, em São Paulo
09/07/2024 16h49Atualizada em 09/07/2024 16h56
A cidade de São Paulo registrou a tarde mais fria do ano nesta terça-feira (9). É o que aponta monitoramento do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), órgão da prefeitura.
O que aconteceu
A média da temperatura máxima na cidade está em 13,4°C. O dia chuvoso fez com que a diferença térmica fosse pequena, com a média da temperatura mínima em 11,9°C.
O volume de chuva entre a madrugada e o início da tarde acumulou em média 18,7mm na capital paulista. Esse número corresponde a aproximadamente 45,2% da média do mês.
Os termômetros atingiram 14,5°C em São Miguel Paulista, na zona leste, e 11,7°C em Engenheiro Marsilac, no extremo da zona sul. A umidade relativa do ar em toda a capital está em torno dos 100%.
O CGE aponta que o dia vai terminar com tempo fechado e chuvoso. Nas próximas horas, novas áreas de instabilidade que estão no interior vão avançar em direção à Grande São Paulo e ao litoral.
A quarta-feira (10) ainda começa com chuva entre a madrugada e o início da manhã, segundo o órgão. Ao longo do dia, o sol deve aparecer entre muitas nuvens e, com isso, ocorrerá o aumento de temperatura. A previsão aponta para mínima de 13°C e máxima de 21°C.
Já na quinta-feira (11), o ar frio se afasta na cidade, e o sol volta a brilhar com variação de nuvens. Não há expectativa de chuva. Mínima de 14°C e máxima de 25°C.
Previsão para o estado
A frente fria que chegou ao estado de São Paulo nos últimos dias deve provocar chuvas e queda nas temperaturas durante a segunda semana de julho. A previsão é da agência meteorológica Climatempo.
Cidades no sul de São Paulo podem ter temporais. Chuva forte com ventos de até 90 km/h devem ocorrer durante esta semana em Iguape, Cananeia, Avaré, Ourinhos, Presidente Prudente, Itapetininga e Itapeva, conforme as previsões da Climatempo.
Chuva na capital paulista aumenta nesta terça-feira (9), com probabilidade de trovoadas e baixas temperaturas. Temporais também atingem cidades de São Carlos, Pirassununga e Campinas "de maneira mais irregular na terça e perdendo força na quarta (10)", informa o portal meteorológico.
"Eventos de chuva intercalam com dias mais tranquilos" durante a semana. Na quinta-feira (11), boa parte do estado volta a ter mais sol e tempo firme "com elevação rápida nas temperaturas", segue a Climatempo.
A chegada de uma nova frente fria volta a "espalhar instabilidades" a partir de sexta-feira (12) no estado. Por isso, regiões do litoral, sul e oeste paulista, vão terminar a semana com tempo mais fechado e chuvoso.