Parecia que estava caindo na minha casa, diz moradora sobre queda de avião
Thiago Varella
Colaboração para UOL, em Vinhedo (SP)
09/08/2024 15h33Atualizada em 09/08/2024 20h20
Moradora relata ter ouvido diversas explosões. Ana Lúcia de Lima diz que viu o momento da queda de uma aeronave com 61 pessoas caiu em Vinhedo (SP) na tarde desta sexta-feira (9). Não há sobreviventes, segundo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O que aconteceu
"Parecia que ele estava caindo na minha casa", contou. A tosadora de cães, que mora no condomínio há 15 anos, afirmou que viu o momento em que o avião caiu.
Queda era um medo antigo, explica. "Já pensei [sobre a possibilidade de queda], porque é uma rota aqui do aeroporto nosso, é uma rota, né? Até uma época mudaram a rota, mas parece que voltou de novoO nosso território aéreo aqui é uma rota muito grande de aviões que pousam e que descem no aeroporto aqui de Campinas", relata.
Relacionadas
A primeira explosão foi forte, já começou a sair uma fumaça mais escura, e aí depois continuou tendo várias explosões, mas num período de tempo bem longe uma da outra
Ana Lúcia, testemunha da queda do avião, ao UOL
Entre os 61 ocupantes do avião, estavam 57 passageiros e quatro tripulantes, informou a Voepass, responsável pelo voo. A aeronave tinha capacidade para 68 pessoas.
Aeronave saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). A decolagem da aeronave ocorreu às 11h50 e a previsão de aterrissagem era às 13h45.
Avião caiu em área de churrasqueiras do condomínio Recanto Florido, mas não há registro de vítimas fora da aeronave. A informação é do secretário de Defesa Social de Vinhedo, Osmir Aparecido Cruz, que esteve presente no local do acidente.
O que se sabe sobre o acidente
Aeronave do modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas. Em nota, a companhia informou que não há confirmação sobre como o acidente ocorreu nem sobre a situação atual das pessoas que estavam no voo.
Sete equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. A ocorrência foi recebida às 13h25, segundo a corporação.
Vídeo mostra momento da queda. Nas imagens, gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver a aeronave despencando. A queda ocorreu na rua João Edueta, segundo o Corpo de Bombeiros.
Aeronave despencou quase quatro mil metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. Pelo registro, é possível ver que a aeronave caiu pouco antes de pousar.
Familiares podem contatar Voepass pelo telefone
Familiares de passageiros podem contatar companhia aérea por telefone. Em nota, a Voepass disponibilizou o número 0800 9419712 para dar informações a parentes de passageiros ou colaboradores. O serviço funciona ininterruptamente, segundo a companhia.
Aeroporto de Cascavel está em contato com famílias de possíveis vítimas. Em nota, o Aeroporto Regional de Cascavel informou que a Voepass é o único órgão que tem informações oficiais sobre o caso.
Gabinete de crise foi montado no Aeroporto de Guarulhos. Em nota, a Polícia Federal informou que foi acionada para ocorrência e disse que agentes estão no local do acidente.
Integrantes da Cenipa estão a caminho do local para investigar o acidente e auxiliar no resgate. Em nota, a Força Aérea Brasileira informou que representantes do órgão em São Paulo foram mobilizados para a ocorrência.
Fabricado em 2010, o avião estava com situação regular na Anac. Em nota, a agência afirmou que monitora a prestação de atendimento às vítimas e aos familiares.
Lula lamenta e faz 1 minuto de silêncio
Presidente Lula faz homenagem às vítimas em evento oficial. Em evento na tarde desta sexta em Itajaí (SC), o presidente pediu um minuto de silêncio. "Acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e quatro tripulantes. Parecem que todos morreram.", disse.
Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) está a caminho de Vinhedo. Em nota, o Governo de SP informou que ele deve acompanhar os trabalhos das equipes.