Companhia aérea atualiza número e confirma 62 passageiros em avião que caiu
A companhia aérea Voepass atualizou, na manhã deste sábado (10), o número de vítimas do acidente aéreo e voltou a informar que a aeronave que caiu em Vinhedo transportava 62 pessoas. O avião saiu da cidade de Cascavel (PR), na tarde da sexta-feira (9), com destino a Guarulhos (SP).
O que aconteceu
Companhia confirmou identidade do passageiro. Segundo a Voepass, o nome dele é Constantino Thé Maia. O representante comercial do Rio Grande do Norte está entre as vítimas do acidente com o voo 2283, que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo.
O passageiro voltava de uma convenção de trabalho e tinha planos de visitar Foz do Iguaçu. A família afirma ter recebido a confirmação da morte dele às 8h50 deste sábado (10). A sobrinha de Constantino, Rafaela Falcão, disse ao UOL que os familiares se pegavam a "um pouquinho de esperanças" de que o tio fosse localizado com vida.
Relacionadas
O nome de Constantino não estava na lista de passageiros embarcados, segundo a companhia aérea. A Voepass informou que "por uma questão técnica identificada pela companhia referente às validações de check-in, validação do boarding e contagem de passageiros embarcados" nome do passageiro não constava na lista.
Companhia lamentou número de vítimas voltar a ser 62. "Com pesar, a Voepass lamenta informar que o número de vítimas do acidente ocorrido na sexta-feira (9), do voo 2283, proveniente de Cascavel com destino ao aeroporto de Guarulhos, é de 62 pessoas." A companhia disse também que presta atendimento e suporte à família de Constantino.
Voepass disse que presta "apoio irrestrito às famílias das vítimas". A empresa disse que o apoio consiste em "prover não só estrutura operacional, mas também conforto e solidariedade, além de contribuir com as investigações das autoridades competentes."
Em respeito à identidade do passageiro e de sua família, a Voepass decidiu confirmar a informação de que Constantino estava a bordo do voo 2283 somente quando não houvesse dúvidas.
Voepass, companhia aérea em nota
Quatro pessoas com cidadania estrangeira estavam na aeronave
Vítimas com dupla cidadania eram três venezuelanos e uma portuguesa. Eles foram identificados como Josgleidys Gonzalez, Joslan Perez e Maria Parra (Venezuela) e Gracinda Marina (Portugal).
Os restos mortais de um cachorro que embarcou com a família venezuelana também foram achados na aeronave. A informação foi dada pelo capitão Farina, porta-voz do Corpo de Bombeiros, à CNN.
Resgate não tem previsão de encerramento
Trabalhos de resgate e identificação seguem "de forma ininterrupta" desde a noite da sexta-feira (9). Segundo o governo de São Paulo, até o momento, foram 31 corpos resgatados, sendo 29 não identificados e dois identificados — de acordo com o boletim das 12h divulgado pela Defesa Civil de São Paulo.
Corpos foram encaminhados para IML central. O governo informou que a unidade está temporariamente fechada para atendimento exclusivo às vítimas do acidente aéreo em Vinhedo. Demais ocorrências da Capital estão sendo atendidas nas outras unidades do IML.
Gabinete de crise faz reuniões a cada duas horas com representantes das forças de segurança. Fazem parte do órgão, equipes de segurança do estado, integrantes do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Governo do Estado do Paraná.
Apoio às famílias de vítimas
Acomodações em um hotel de São Paulo foram disponibilizadas às famílias das vítimas. Equipes de assistentes sociais e psicólogos estão no local para prestar apoio. Familiares podem apresentar documentos médicos, odontológicos e radiológicos das vítimas para na identificação dos corpos.
Estado de São Paulo decretou luto oficial de três dias em homenagem às 62 vítimas que estavam no voo. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) se deslocou até o local do acidente na tarde da sexta-feira (9).
Como ocorreu o acidente
Avião decolou às 11h50 e pousaria às 13h45, segundo o FlightAware. O modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas e tinha capacidade para 68 passageiros.
Aeronave despencou quase 4 mil metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.
58 passageiros e 4 tripulantes estavam em avião que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo. A lista com os nomes foi divulgada pela empresa responsável pelo voo, a Voepass (confira a lista completa abaixo). A aeronave tinha capacidade para 68 pessoas.
Aeroporto de Cascavel está em contato com famílias de possíveis vítimas. Em nota, o Aeroporto Regional de Cascavel informou que a Voepass é o único órgão que tem informações oficiais sobre o caso. Já a companhia disse ter acionado todos os meios para apoiar os envolvidos e que "não há confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo".
Casas foram atingidas após a queda do avião da Voepass. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de São Paulo, que enviou uma equipe ao local. O Corpo de Bombeiros mandou sete equipes e confirmou que a queda ocorreu na rua João Edueta. Em imagens gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver o momento em que a aeronave despenca.
Lista de vítimas do voo 2283 da Voepass
- Adriana Santos
- Adriano Daluca Bueno
- Adrielle Costa
- Alipio Santos Neto
- Ana Caroline Redivo
- Andre Michel
- Antonio Deoclides Zini Junior
- Arianne Risso
- Constantino Thé Maia
- Daniela Schulz Fodra
- Denilda Acordi
- Deonir Secco
- Diogo Avila
- Edilson Hobold
- Eliane Andrade Freire
- Gracinda Marina Castelo Da Silva
- Hadassa Maria Da Silva
- Hiale Scarpine Fodra
- Isabella Santana Pozzuoli
- Jose Carlos Copetti
- José Cloves Arruda
- José Fer
- Josgleidys Gonzalez
- Joslan Perez
- Kharine Gavlikpessoazini
- Laiana Vasatta
- Leonardo Henrique da Silva
- Liz Ibba Do Santos
- Lucas Felipe Costa Camargo
- Luciani Cavalcanti
- Luciano Trindade Alves
- Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
- Maria Parra
- Maria Valdete Bartnik
- Mariana Belim
- Mauro Bedin
- Mauro Sguarizi
- Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
- Nelvio José Hubner
- Paulo Alves
- Pedro Gusson do Nascimento
- Rafael Alves
- Rafael Fernando dos Santos
- Raphael Bohne
- Raquel Ribeiro Moreira
- Regiclaudio Freitas
- Renato Bartnik
- Renato Lima
- Ronaldo Cavaliere
- Rosana Santos Xavier
- Rosangela Maria De Oliveira
- Rosangela Souza
- Sarah Sella Langer
- Silvia Cristina Osaki
- Simone Mirian Rizental
- Thiago Almeida Paula
- Tiago Azevedo
- Wlisses Oliveira
Há ainda outros quatro tripulantes.
- Debora Soper Avila, 28 anos
- Rubia Silva de Lima, 41 anos
- Humberto de Campos Alencar e Silva, 61 anos
- Danilo Santos Romano, 35 anos