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FAB encerra trabalhos onde avião caiu em Vinhedo; investigação continua

Relatório preliminar da investigação deve ser divulgado em 30 dias; inquérito não tem previsão para acabar Imagem: Miguel Schincariol/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/08/2024 11h48Atualizada em 12/08/2024 11h48

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) da Força Aérea Brasileira encerrou os trabalhos no local onde um avião da Voepass caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na última sexta-feira (9). As investigações para determinar as causas do acidente continuam.

O que aconteceu

Apuração inicial foi finalizada nesta segunda (12). Agora, serão levantadas outras informações necessárias "a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes" para o acidente, segundo informou a FAB.

Próxima etapa é analisar os dados colhidos. Também serão examinadas as condições do voo, como se dava a operação do avião e fatores humanos. Todos os técnicos da FAB voltarão para Brasília e avaliarão o material recuperado para transformar os dados em "informação útil para a sociedade", como havia adiantado o brigadeiro do ar Marcelo Moreno, chefe do Cenipa.

Registros das caixas-pretas foram extraídos na íntegra. Eles servirão para reconstituir os últimos momentos do voo entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP).

Previsão é de que relatório preliminar saia em 30 dias. O documento será publicado no site oficial do Cenipa. Já a conclusão da investigação "terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência", completou. "O objetivo do Cenipa é investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram".

Terreno onde o avião caiu será liberado. A legislação determina que a Voepass é responsável por limpar o local e retirar materiais que possam trazer riscos para as pessoas e o meio ambiente.

Próximas etapas

Na nova fase, os motores do avião serão separados. Os dois serão armazenados no 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, no Campo de Marte, em São Paulo.

Laudo vai revelar as condições dos motores no momento da queda. Técnicos do Canadá — onde os motores foram produzidos — chegaram ao Brasil no domingo (11) para ajudar nas investigações. É praxe na aviação que fabricantes de determinados equipamentos auxiliem nessas apurações. Especialistas da agência francesa de investigações, que fabrica o ATR-72, também se juntaram aos técnicos da FAB.

Relembre o caso

Avião decolou às 11h50 e pousaria às 13h45, segundo o FlightAware. O modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas e tinha 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. Todos morreram.

Aeronave despencou quase 4 mil metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.

Imprensa internacional repercutiu a queda do avião. Entre os jornais que reproduziram os vídeos do acidente estão o canal canadense CTV News, o jornal inglês The Mirror e o americano USA Today.

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