Primeira fase da investigação da queda do avião da Voepass acaba amanhã

Os investigadores esperam concluir nesta segunda-feira (12) a primeira fase da investigação do acidente com o avião da Voepass que caiu em Vinhedo na sexta-feira matando 62 pessoas.

O que aconteceu

De acordo com comunicado da FAB (Força Aérea Brasileira), a próxima fase da investigação é analisar os dados colhidos. Também serão examinadas as condições do voo, como se dava a operação do avião e fatores humanos.

O brigadeiro do ar Marcelo Moreno explicou que agora será definida uma linha de apuração. Ele é chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e declarou que todos os técnicos da FAB voltarão para Brasília e avaliarão o material colhido para transformar os dados em "informação útil para a sociedade".

Na tarde deste domingo, a aeronave foi içada por um guindaste. Os destroços e os dois motores serão levados para o uma base do Cenipa em São Paulo.

Os registros das caixas-pretas foram extraídos na íntegra pelos técnicos da FAB. Eles servirão para reconstruir os últimos momento do voo entre Cascavel e Guarulhos.

Destroços serão levados para base da FAB em São Paulo
Destroços serão levados para base da FAB em São Paulo Imagem: MIGUEL SCHINCARIOL/AFP

Análise dos motores

A nova fase da investigação inclui a segregação dos dois motores da aeronave. O chefe do Cenipa afirmou que ambos serão armazenados no 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, localizado no Campo de Marte, em São Paulo.

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Eles serão examinados e um laudo será emitido revelando as condições de funcionamento no momento da queda. Técnicos do Canadá foram recebidos neste domingo para ajudar na investigação. Eles viajaram ao Brasil porque os motores foram produzidos neste país.

É praxe na aviação que fabricantes de determinados equipamentos auxiliem nas apurações. Pelo mesmo motivo, especialistas da agência francesa de investigações, país fabricante do ATR-72, se juntarão aos técnicos do Cenipa.

Os motores serão segregados com posterior análise para emissão de laudo para saber se na hora do impacto os motores estavam ou não desenvolvendo potência,

Chefe do Cenipa, Marcelo Moreno

Técnicos da FAB conseguiram extrair totalidade dos dados das caixas-pretas
Técnicos da FAB conseguiram extrair totalidade dos dados das caixas-pretas Imagem: Divulgação FAB

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Dados das caixas-pretas

O chefe do Cenipa acrescentou que os dados e áudios completos das caixas-pretas foram recuperados. Ele explicou que existem dois equipamentos. Um grava a comunicação entre os pilotos e outro registra parâmetros de voo como potência dos motores, altitude e velocidade.

O Cenipa informou que o relatório preliminar com as causas do acidente em um mês. Mas a apuração final informando a sequência de fatos que levou à queda do ATR-72 pode demorar anos.

Com o fim da fase inicial da investigação, o terreno onde o avião caiu fica liberado. A legislação determina que a Voepass é responsável por limpar o terreno e retirar itens que sejam fonte de risco para segurança humana e o meio ambiente.

Existem duas caixas-pretas e essa manhã temos a informação de que conseguimos 100% de sucesso para obter as informações de voz e informações de dados que correspondem aos momentos que antecederam esse trágico evento para a sociedade,

Chefe do Cenipa, Marcelo Moreno

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