Topo

'CV': Exército apura foto em que supostos militares fazem sinal de facção

Militares fotografados fazendo sinal de facção Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

25/08/2024 08h52Atualizada em 25/08/2024 16h42

O CMA (Comando Militar da Amazônia) investiga uma foto em que dois soldados aparecem fazendo um gesto em alusão ao Comando Vermelho.

O que aconteceu

O CMA abriu investigação neste sábado (24) para apurar as circunstâncias da foto. Não se sabe quando ela foi tirada e nem quem aparece nas imagens, já que os militares estão com os rostos tampados.

Relacionadas

O registro, que circula nas redes sociais, mostra dois homens do exército fazendo o C e o V com as mãos. O símbolo é nacionalmente conhecido por serem as iniciais de Comando Vermelho, facção de origem carioca com atuação em Manaus (AM).

Em nota, o Exército disse que vai lidar com o caso com o "máximo rigor". A foto, supostamente, teria sido registrada em uma unidade militar da capital amazonense. O caso ganhou repercussão nas redes sociais na última quinta-feira (22).

O ato pode prejudicar a imagem e a reputação das Forças Armadas. A associação a símbolos criminosos ou que simulem ligação com organizações criminosas fere o código de conduta militar e, portanto, seria um ato de indisciplina grave.

Reafirmamos que qualquer conduta incompatível com os princípios e valores das Forças Armadas será tratada com o máximo rigor. Todas as medidas disciplinares e legais cabíveis serão adotadas, visando assegurar o cumprimento da lei, bem como a manutenção da ordem e da disciplina militar. O Exército Brasileiro reforça o compromisso com a ética, o respeito à hierarquia e à disciplina, reiterando que qualquer ato contrário a esses valores será tratado com o devido rigor.
Nota do CMA

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'CV': Exército apura foto em que supostos militares fazem sinal de facção - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano