Anatel encontra torre de celular suspeita de interferir em aeroporto em SP
Do UOL, em São Paulo
03/09/2024 22h09
Fiscais da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) encontraram uma torre de celular, em São Paulo, nesta terça-feira (3), suspeita de ser a fonte de interferência em sinal de GPS no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O que aconteceu
Aeroporto sofreu duas vezes com interferências em apenas cinco dias. Após detectar sinais interferentes na manhã desta terça-feira (3), fiscais da agência iniciaram uma investigação em campo.
Relacionadas
Agentes encontraram fonte do problema horas depois. Eles desligaram a torre e fizeram testes de medição. A interferência foi encerrada, segundo informou a assessoria de imprensa da Anatel ao UOL. A reportagem questionou em qual bairro foi encontrada a torre e se ela era regular ou clandestina, mas não houve resposta até o momento.
A gerência da Anatel São Paulo havia detectado, pela manhã, sinais interferentes com estações de monitoração da Anatel presentes no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o que motivou a imediata diligência a campo com equipes de fiscais para nova tentativa de localização da fonte interferente. A equipe de fiscais esteve em fase de atuação e buscas para localizar a fonte da interferência e assim solucionar o problema. Na tarde de hoje os fiscais encontraram a fonte de interferência, uma torre de celular. Trecho do comunicado da Anatel enviado ao UOL
Voos de diversas companhias aéreas foram cancelados ou sofreram atrasos "pontuais". Isso ocorreu devido a interferências no sistema de navegação (GPS) do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O mesmo problema aconteceu na quarta-feira (29) da semana passada e nesta terça (3).
Segundo dados da plataforma de monitoramento Flightradar24, diversos voos tiveram atrasos superiores a meia hora e, em alguns casos, a uma hora.
O que dizem as empresas
GRU Airport informou que os sistemas do aeroporto funcionam normalmente. "Devido à intermitência no sistema de navegação (GNSS), específico para aeronaves, algumas empresas aéreas enfrentaram atrasos pontuais nas decolagens do aeroporto de Guarulhos. Os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguem operando normalmente", informa a nota.
A Azul disse que dois voos precisaram ser cancelados nesta terça. Segundo a companhia, os clientes impactados receberam a assistência de acordo com a Resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e reacomodados em outros voos da empresa. A companhia ainda disse que "lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia".
A Gol também informou que registrou impactos pontuais na sua operação no aeroporto durante a manhã. "A situação, que afeta também outras companhias aéreas, está sendo gerenciada em conjunto com a administração aeroportuária. Todos os Clientes afetados receberam as facilidades previstas. A Companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na Segurança, valor número um da Gol", diz a empresa em nota.
A Latam também confirmou que as operações no local operadora tiveram atrasos. "Algumas decolagens sofreram atrasos na manhã desta terça-feira (3/9) devido a questões técnicas do aeroporto, fato totalmente alheio ao controle da Latam", informou a empresa.
Procurada, a FAB ainda não se posicionou sobre o assunto. A matéria será atualizada se a resposta for enviada.