Animação da FAB mostra o que aconteceu antes da queda do avião da Voepass
Dados do gravador do avião ATR 72-500 da Voepass possibilitaram que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da FAB (Força Aérea Brasileira), fizesse uma animação sobre os momentos que antecedem a queda da aeronave que matou 62 pessoas em Vinhedo (SP).
O que aconteceu
A animação mostra o que aconteceu antes da queda. A aeronave perdeu o controle às 13h21 — o copiloto relatou "bastante gelo" às 13h20, um minuto antes.
A aeronave não declarou emergência. Segundo o Cenipa, a declaração foi de que eles estavam no "ponto ideal de descida".
Relacionadas
A animação mostra parâmetros como altitude, velocidade e consegue precisar o exato momento em que alarmes foram ouvidos na cabine. O vídeo mostra também o momento em que equipamentos pararam de funcionar e alertas foram exibidos para o piloto.
Durante o vídeo é possível entender que, após uma curva, a aeronave começou a vibrar e alertas dispararam — em seguida, aconteceu a queda do avião.
Relembre a tragédia
Todas as 62 pessoas que estavam a bordo do ATR 72-500 da Voepess morreram. O acidente ocorreu no dia 9 de agosto. A maioria das vítimas era de Cascavel (PR), de onde saiu a aeronave.
Reconhecimentos dos corpos foram feitos por análise das arcadas dentárias, DNA e coleta de impressões digitais.
O Cenipa encontrou gelo no painel da aeronave e estuda o motivo da queda. Maioria dos especialistas acredita que a formação de gelo nas asas do avião motivou o acidente.