Cresce para 25 o número de suspeitos presos por provocar incêndios em SP
O número de pessoas presas por suspeita de provocar incêndios criminosos chegou a 25 no estado de São Paulo. A prisão mais recente aconteceu em Campos de Jordão na última segunda-feira (16).
O que aconteceu
Suspeito foi preso por colocar fogo em área de proteção da Mata Atlântica em Campos do Jordão. O homem de 57 anos foi preso suspeito de iniciar um incêndio na Avenida Frei Orestes Girardi, às margens do rio Sapucaí, na manhã da segunda-feira (16). Após denúncia de uma testemunha, policiais militares abordaram o suspeito, que carregava uma caixa de fósforos. Ele foi encaminhado à delegacia, autuado em flagrante e está à disposição da Justiça. As informações são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
No domingo (15), dois homens foram presos após provocarem um incêndio na área rural de Penápolis. A Polícia Militar prendeu os suspeitos, de 33 e 39 anos, e apreendeu quatro isqueiros. A perícia foi acionada e os homens foram encaminhados à delegacia, onde foram presos em flagrante. Durante a audiência de custódia, os indiciados tiveram a prisão convertida em preventiva, conforme informou a SSP.
Desde 21 de agosto, 25 pessoas foram detidas por causarem incêndios em vegetações no estado. Entre essas pessoas, 15 permanecem presas, oito passaram por audiência de custódia e responderão aos crimes em liberdade e um homem é investigado.
Outros casos
Homem de 49 anos foi preso em 26 de agosto suspeito de incendiar uma área de mata em Jales. A ação dele fez com que as chamas atingissem uma área de oito mil metros quadrados, segundo a apuração da polícia. Toda a dinâmica foi captada por uma câmera de segurança. As imagens foram analisadas, o autor foi identificado e ouvido na delegacia da cidade, onde foi indiciado.
Homem de 44 anos foi preso por ter provocado um incêndio em São José do Rio Preto. A queimada começou no dia 23 de agosto, e o suspeito foi detido três dias depois, no dia 26.
Homem de 27 anos foi flagrado provocando incêndio em Batatais, na região de Franca. A PM havia recebido denúncia de que ele estaria ateando fogo em pastagem anexa à uma Área de Preservação Permanente (APP). Após queimar uma área de pasto, o fogo se espalhou e atingiu a cerca e o quintal de uma casa. O suspeito foi detido no dia 26 de agosto e encaminhado para a delegacia de Batatais. Com ele, foram encontradas serras, alicate, isqueiro e uma caixa de fósforos.
Homem de 42 anos também foi apreendido em Batatais e disse fazer parte do PCC (Primeiro Comando da Capital). Ele foi flagrado colocando fogo em uma área de mata na cidade e detido pela PM no domingo, 25. Os agentes foram acionados por moradores. Segundo a SSP, o homem chegou a gravar um vídeo comemorando o gesto de provocar a queimada. Com passagens por roubo, furto, homicídio e posse de droga, ele foi indiciado por causar incêndio.
Idoso foi preso por atear fogo em lixo em São José do Rio Preto. O homem de 76 anos foi preso em 24 de agosto após iniciar o incêndio em uma área de mata no bairro Jardim Maracanã. O homem foi denunciado por uma moradora, que presenciou a cena e acionou os agentes. Ela relatou que conseguiu conter as chamas com um balde de água, e que ainda foi alvo de xingamentos por parte do idoso. Questionado, o suspeito confessou a prática e disse que tem o costume de queimar o lixo no mesmo local. Segundo a SSP, ele foi levado ao plantão da Delegacia Seccional da cidade, onde foi ouvido e depois liberado.
Homem de 26 anos foi preso por atear fogo em diversos pontos de um canavial em Guaraci. O suspeito iniciou o incêndio próximo à área urbana do município, que fica na região de Barretos, e foi preso em 21 de agosto.
Com Estadão Conteúdo