Calor sem 'onda': veja onde termômetros vão subir no Brasil em dezembro
Colaboração para o UOL
03/12/2024 10h49
Dezembro terá temperaturas acima da média em diversas regiões do Brasil, sem ondas de calor duradouras, mas com impactos distintos entre Norte, Nordeste e outras regiões.
O que aconteceu
A previsão climática para dezembro aponta temperaturas acima da média. Segundo a Climatempo, mesmo sem ondas de calor, o calor estará presente em quase todo o Brasil, especialmente no Norte, Nordeste e em algumas áreas do Centro-Oeste e Sudeste.
Relacionadas
O Centro-Oeste e Sudeste terão calor moderado. Essas regiões também apresentarão chuvas acima da média, especialmente em Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal e parte de Minas Gerais, com influência de corredores de umidade e ZCAS.
O Nordeste segue com temperaturas elevadas no Maranhão e Piauí. Em dezembro, o calor será menos intenso em relação ao mesmo mês do ano passado, e chuvas frequentes começarão a surgir, especialmente no interior da Bahia e Pernambuco.
No Norte, o Pará e Tocantins terão temperaturas mais altas. Apesar disso, a formação de corredores de umidade contribuirá para chuvas frequentes e volumosas, favorecendo a recuperação hídrica de rios da região.
No Sul, temperaturas mais próximas da média, com exceção do oeste de estados como Paraná e Rio Grande do Sul, onde o calor pode se intensificar. O Sudeste terá alternância de temperaturas moderadas e períodos chuvosos.
A previsão destaca que, diferentemente de 2023, o calor extremo não será protagonista. Mas a combinação de umidade e relevo local continuará garantindo pancadas de chuva durante as tardes.
Corredores de umidade
Em dezembro, os corredores de umidade e a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) desempenharão papel central na dinâmica climática do Brasil. Os corredores de umidade, alimentados pelo transporte de ar quente e úmido da Amazônia, irão se intensificar em períodos marcados pela passagem de frentes frias, formando "caminhos" de umidade que favorecem a ocorrência de chuvas volumosas.
A previsão também indica a formação de pelo menos um evento de ZCAS no mês. Este fenômeno, caracterizado por uma faixa de instabilidade, trará chuvas frequentes para o centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal e partes da Bahia, além de áreas do Sudeste e Centro-Oeste.
Combinados, esses sistemas garantirão que mesmo em um mês sem ondas de calor intensas, a combinação de calor e umidade resulte em tardes com pancadas de chuva. Essa configuração, afirma a Climatempo, destaca um dezembro mais equilibrado em relação a 2023, com potencial de melhorar o regime hídrico em várias regiões, especialmente no Nordeste e no Norte, onde a recuperação hídrica é essencial.