Topo

Polícia prende 12 suspeitos de operar 'caixinha' do CV no Rio; 3 morrem

Do UOL, em São Paulo

15/01/2025 07h38Atualizada em 15/01/2025 16h50

Pelo menos 12 pessoas foram presas e três morreram em uma operação para desarticular um esquema financeiro do Comando Vermelho, no Rio.

O que aconteceu

Segundo a polícia, a morte dos suspeitos aconteceu após confronto a tiros. Policiais entraram nos complexos do Alemão e da Penha nas primeiras horas do dia. Imagens mostram barricadas em chamas, helicópteros rondando a região e a presença de muitas viaturas.

Operação mirou familiares e operadores financeiros da facção, que usam o dinheiro para financiar atividades criminosas. Foram expedidos 14 mandados de prisão por organização criminosa e lavagem de dinheiro, relacionados ao tráfico de drogas e à ocultação de valores ilícitos.

Investigação revelou que Comando Vermelho ocultou R$ 21 milhões em 5 mil operações financeiras. Os agentes usaram uma tecnologia do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro para desarticular o que chamaram de "esquema sofisticado" da facção.

Traficantes montaram barricadas de madrugada. Na noite de quinta (14), começaram a circular informes sobre a presença de policiais em áreas de mata. O UOL questionou se a SESP (Secretaria de Segurança Pública) investiga o vazamento da operação.

Caveirão derrapou em uma ladeira, quase atropelou morador e atingiu três carros e uma moto. Um vídeo da TV Globo mostra o momento em que o veículo derrapa por causa do óleo que traficantes jogaram no asfalto.


Cotidiano