Topo

UOL e Folha promovem debate entre principais candidatos a prefeito de SP

Do UOL, em São Paulo

06/11/2020 04h00

O UOL, em parceria com a Folha de S.Paulo, realiza debate no próximo dia 11, das 10h às 11h30, com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo.

Foram convidados os quatro primeiros colocados na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na quinta (5). Por esse critério, são Bruno Covas (PSDB), atual prefeito e que busca a reeleição, Celso Russomanno (Republicanos), Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB), todos empatados tecnicamente, dentro da margem de erro. Covas, Boulos e França já confirmaram presença. Russomanno ainda não respondeu.

As entrevistadoras serão as jornalistas Luciana Coelho, editora do Núcleo de Cidades da Folha, e Thaís Oyama, colunista do UOL.

O evento acontece no estúdio do UOL, na avenida Faria Lima. Não haverá plateia presente. Serão respeitadas as regras de distanciamento, com uso obrigatório de máscara (a ser retirada somente no momento em que os candidatos falarem) e medição de temperatura na entrada.

O modelo adotado é com banco de tempo. Cada candidato tem um banco de 15 minutos. O tempo que utilizar em cada resposta será descontado desse total. As perguntas podem ter, no máximo, 20 segundos e não interferem no banco de tempo. Ao final do debate, cada candidato terá um minuto para considerações finais.

Haverá três blocos, sem intervalo. No primeiro bloco, os candidatos responderão quatro perguntas de jornalistas da Folha e do UOL.

No segundo bloco, farão perguntas entre si, com tema livre, em ordem definida por sorteio. Cada candidato terá uma pergunta, que pode ser dirigida a qualquer concorrente, e os demais poderão usar seu banco de tempo para comentar.

No terceiro bloco, responderão a quatro perguntas perguntas de líderes sociais escolhidos pelos organizadores dentro de temas predefinidos.

"Será um debate um pouco diferente dos demais, por dois motivos: vamos reunir apenas os candidatos que mais têm chances de ganhar. E eles terão liberdade para decidir como vão usar seu tempo. Esperamos que o resultado seja um conteúdo mais interessante e que contribua mais para o processo decisório de cada eleitor", afirma Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.

"O debate eleitoral é um dos pilares do jogo democrático e ferramenta importante para o votante conhecer melhor os candidatos", diz o diretor de Redação da Folha, Sérgio Dávila.

Segundo turno

Se houver segundo turno na capital paulista, o debate UOL/Folha acontece em 26 de novembro, também às 10h, com os dois candidatos na disputa.

O debate do segundo turno terá três blocos, sem intervalo entre eles. No primeiro bloco, os candidatos responderão perguntas de jornalistas da Folha e do UOL. No segundo bloco, farão perguntas entre si, com tema livre. No terceiro bloco, os candidatos voltam a responder perguntas de jornalistas da Folha e do UOL.

No debate do segundo turno, cada candidato terá um banco de 30 minutos.