Topo

Rodrigo Manga e Jaqueline Coutinho vão ao 2° turno em Sorocaba

Os candidatos à Prefeitura de Sorocaba Jaqueline Coutinho (PSL) e Rodrigo Manga (Republicanos) - Reprodução/Facebook
Os candidatos à Prefeitura de Sorocaba Jaqueline Coutinho (PSL) e Rodrigo Manga (Republicanos) Imagem: Reprodução/Facebook

Thiago Varella

Colaboração para o UOL

16/11/2020 00h38Atualizada em 16/11/2020 01h36

O vereador Rodrigo Manga (Republicanos) e atual prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) disputarão o segundo turno das eleições em Sorocaba, município a 104 km de São Paulo. A campanha foi marcada pela falta de pesquisas de intenção de voto e por muita desinformação por parte dos candidatos.

Com 99,77% das urnas apuradas, Manga obtinha 39,41% dos votos, e Jaqueline, 16,63%. Raul Marcelo (PSOL) e Maria Lucia (PSDB) vinham logo atrás, com 15,86% e 15,48% dos votos, respectivamente, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O bolsonarista Rodrigo Manga, 40, é vereador em seu segundo mandato. Ele causou polêmica neste ano quando criticou o isolamento social e defendeu a cloroquina no tratamento da covid-19. Aliás, ele mesmo diz ter sido curado pelo medicamento, que não tem comprovação científica. O candidato é evangélico e afirma ter se livrado do vício em drogas com o apoio da igreja.

A candidatura de Manga corre risco de ser impugnada já que a Justiça Eleitoral aceitou uma denúncia do Ministério Público.

Sua adversária Jaqueline Coutinho, 54, assumiu a prefeitura no ano passado, depois da cassação do prefeito José Crespo (DEM), afastado do cargo por contratação irregular de voluntários.

Ele já havia sido cassado em seu primeiro ano comandando a prefeitura por prevaricação no caso de um diploma falso de 2º grau apresentado pela então assessora Tatiane Pólis, pivô também da segunda cassação. Ele reverteu a situação na Justiça e recuperou o mandato, que durou até o 2019.

Com a saída de Crespo, Jaqueline, que na época era do PTB, assumiu como prefeita. Ela também encarou um processo de cassação por supostamente ter utilizado um funcionário para um serviço particular, mas acabou absolvida pelos vereadores. Antes de ingressar na política, a atual prefeita foi delegada de polícia por 27 anos até se aposentar.

Sorocaba é o nono município mais populoso de São Paulo com cerca de 680 mil habitantes. A cidade tem um importante polo industrial e sua região metropolitana tem PIB (produto interno bruto) maior do que países como o Uruguai. Junto com a Grande São Paulo, a Baixada Santista e a Região Metropolitana de Campinas, a cidade faz parte do Complexo Metropolitano Expandido, a maior megalópole do hemisfério sul com mais de 30 milhões de habitantes.