Topo

São Miguel do Tocantins (TO): veja votos de Lula e Bolsonaro na cidade no 2º turno

Do UOL

30/10/2022 22h32

São Miguel do Tocantins (TO) foi às urnas hoje para o segundo turno das eleições presidenciais de 2022. No páreo, disputando os votos dos eleitores, estavam o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Considerando somente os votos na cidade, Lula, do PT, liderou com 64,66% dos votos válidos com 100,00% das urnas apuradas na disputa pela Presidência da República nas Eleições 2022.

Relacionadas

Veja os resultados totais do Brasil na página de apuração das Eleições 2022.

São Miguel do Tocantins (TO): como ficou a apuração na cidade para presidente no 2º turno (em votos válidos)

  • Lula (PT) - 4.074 votos - 64,66%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 2.227 votos - 35,34%

191 eleitores votaram branco ou anularam o voto, enquanto 1.301 eleitores da cidade não compareceram às urnas. A soma de nulos, brancos e abstenções representa 19,15% do total de eleitores do município.

No Brasil, quem venceu a eleição foi Lula, que teve 50,85% dos votos nacionalmente. Jair Bolsonaro ficou com 49,15% dos votos e terminou derrotado.

Quando é a posse do vencedor?

A cerimônia de posse do Presidente da República ocorre tradicionalmente no primeiro dia do ano - ou seja, ocorrerá em 1º de janeiro de 2023. A cerimônia é em Brasília, sede do governo.

O que faz o presidente da República?

No Brasil, o presidente da República é o chefe do Poder Executivo e chefe de Estado. O cargo tem mandato de quatro anos de duração e permite uma reeleição para mais quatro de forma subsequente.

Como chefe de governo, é de responsabilidade do presidente as ações e tomadas de decisão referentes à administração pública da União. Como chefe de Estado, entre outras atribuições, é o presidente quem representa oficialmente o Brasil para outros países.

O presidente também pode propor leis para análise e votação do Congresso Nacional e tem o poder de vetar projetos aprovados na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Além de definir os ministros de governo, o presidente também indica os nomes para ocupar cargos como o de procurador-geral da República e ministro do Supremo Tribunal Federal.

O presidente eleito em 2022 deverá indicar ao menos dois novos ministros para o STF no próximo mandato.

Este conteúdo foi gerado pelo sistema de produção automatizada de notícias do UOL e revisado pela redação antes de ser publicado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

São Miguel do Tocantins (TO): veja votos de Lula e Bolsonaro na cidade no 2º turno - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Resultados - Eleições 2022