Topo

Datena diz que irá avaliar debates caso a caso e manda recado para Marçal

Do UOL, em São Paulo

24/08/2024 16h20

Candidato à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB) disse que está definindo com sua equipe uma presença estratégica para os próximos debates. Ele nega que fez qualquer acordo com Boulos (PSOL) e Nunes (MDB) sobre ausência em debate da Veja e diz que vai responder Marçal na mesma altura.

O que aconteceu

Datena diz não se intimidar com Marçal, que o ultrapassou nas pesquisas de intenção de voto divulgadas na última semana. "Em outras pesquisas eu já o ultrapassei", respondeu o apresentador, questionado pelo UOL. "Não discuto o resultado das pesquisas, nem me preocupo com o Marçal. Estou preocupado com São Paulo."

Candidato finalizou as gravações da sua campanha para a TV neste sábado (24). Em seguida, sua equipe se reuniu para definir os próximos passos da campanha. Na TV, Datena aparecerá falando sobre segurança pública, diretamente com a câmera, da mesma maneira que faz nos telejornais.

Relacionadas

Nos debates, a prioridade é os que serão televisionados e com maior audiência. "O que eu não fui é passado. Agora o que eu irei, depende também de estratégia de campanha. Isso não é comigo, é com marqueteiro", diz ele, que se refere ao Felipe Soutello, quem cuida do marketing da campanha.

"Eu vou ser mais eu nos debates a partir de agora", prometeu o apresentador. Datena nega ter combinado com Nunes e Boulos a ausência no debate da Veja e garante que vai nos próximos. A equipe do candidato diz que foi a primeira a recuar, e que a decisão foi tomada com base na previsão de que o debate da Veja teria baixa audiência e se transformaria num palco para cortes de internet.

Ele considera a postura de Pablo Marçal nos debates antidemocrática e diz que se for esse o prefeito que São Paulo deseja, prefere se retirar da disputa. "Se der certo com o povo esse tipo de estratégia para ser eleito prefeito de São Paulo... eu prefiro não ser prefeito de São Paulo usando esse tipo de estratégia", diz o tucano.

Se ele baixar o nível, eu vou no nível dele. [Marçal] não apresentou nenhuma proposta e pouca gente da imprensa cobrou que ele as apresentasse. O que o Pablo está fazendo é uma anarquia, e não democracia. Eu reajo de acordo com a colocação que as pessoas fazem comigo. Se você é legal comigo eu sou legal com você. Você não é legal comigo é dedo no olho.
José Luiz Datena

Se não for eleito, continua sendo jornalista

PSDB viu no apresentador a possibilidade de se reerguer. "Quem não estava com o partido não está mais, e outros não estão atrapalhando", diz o apresentador, em referência a saída de Fernando Alfredo, que tentou impugnar a sua candidatura.

"Me sinto muito à vontade dentro do partido, feliz e contente." Datena confessou que está aprendendo a extrair o que há de bom na política brasileira, diferentemente do que pensava em 2018, quando se candidatou ao cargo de senador e chamou a forma de se fazer política de "corrompida, carcomida e podre".

Deseja que Tabata Amaral (PSB) se torne Presidente da República. "Adoro ela", diz Datena. Os dois cogitaram formar uma chapa liderada pela parlamentar. Contudo, Datena desistiu apoiado na proposta do PSDB de ser candidato à prefeitura. "A gente precisa de mulheres na política. Não sei se ela está preparada para ser prefeita agora."

Agora o menos preparado é o prefeito. O cara que menos está dentro das regras democráticas é o Pablo Marçal. Boulos se não melhorar a companhia que ele tem de gente que só destruiu a cidade e só aumentou imposto e taxa, dificilmente estaria preparado para ser prefeito de São Paulo. A Tabata é uma menina que tem ótimas intenções. É boa candidata, mas ela está preparada pra ser prefeita de São Paulo? Sinceramente não sei. Eu me sinto preparado pra ser prefeito de São Paulo.
José Luiz Datena

Apesar de ser jornalista, não gosta de ter que explicar o plano de governo aos repórteres. De "saco cheio", foi o termo que o apresentador utilizou para se referir ao atendimento à imprensa durante a campanha. Mas prometeu que não vai abandonar a profissão e, se não for eleito, voltará aos telejornais. "Eu vou continuar mais um tempinho, não muito tempo. Mas vou continuar mais um tempinho. Estou 'véio', mas não estou gasto."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Datena diz que irá avaliar debates caso a caso e manda recado para Marçal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições 2024