Topo

Marçal agora promete que ficará 4 anos na Prefeitura de SP se for eleito

O candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), durante sabatina do jornal O Estado de S. Paulo Imagem: 11.set.2024-Werther Santana/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

12/09/2024 18h48

O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) disse nesta quinta (12) que cumprirá os quatro anos de mandato, caso seja eleito. Na semana passada, em sabatina UOL/Folha, ele deixou em aberto a possibilidade de concorrer à Presidência em 2026.

O que aconteceu

"Faço o compromisso de ficar os 1.460 dias no governo da cidade de São Paulo", declarou Marçal em sabatina da revista Istoé. "Nunca vou esconder que um dia serei presidente do Brasil, mas eu não vou cometer o mesmo erro que [João] Doria, vou ter paciência."

Relacionadas

Marçal havia dito que poderia se candidatar à Presidência em 2026 se presidente Lula (PT) morresse. "Não funcionando nada disso [Bolsonaro candidato em 2026] e não tendo ninguém, já deixo para o povo de São Paulo saber: se Lula morre, porque ninguém dura para sempre, eu viro candidato a presidente. Porque nem Tarcísio vai dar conta, porque ele apoiou o cara errado [Ricardo Nunes], o Bolsonaro vai estar inelegível e eu quero servir o Brasil. Só nessa hipótese", falou ele no último dia 4.

Citado pelo candidato, João Doria também se comprometeu a ficar quatro anos à frente da prefeitura. Eleito em 2016, ele chegou a assinar uma carta dizendo que cumpriria integralmente o mandato — que foi descumprida quando ele disputou e venceu o governo do estado dois anos depois, em 2018. Em 2022, renunciou ao posto para concorrer à Presidência da República, mas sem apoio do partido, não saiu candidato naquele ano.

Candidato do PRTB rejeita comparação com Doria, mas os dois têm pontos em comum. Ambos são empresários e se apresentam como pessoas "de fora" da política. Duas pessoas que atuam na campanha de Marçal, Filipe Sabará e Wilson Pedroso, eram pessoas próximas do ex-governador: Sabará foi secretário da Prefeitura e do governo de Doria, e Pedroso, chefe de gabinete. O primeiro rompeu com o ex-tucano em 2019, e o segundo foi contratado pela equipe de Marçal, e disse que atuação em campanhas eleitorais é profissional.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Marçal agora promete que ficará 4 anos na Prefeitura de SP se for eleito - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições 2024