Pesquisa FESPSP: Boulos e Nunes empatam; Marçal cresce e assume 3º lugar
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) estão tecnicamente empatados em primeiro lugar na disputa pela Prefeitura de São Paulo, mas veem o empresário Pablo Marçal (PRTB) se consolidar como terceiro colocado em crescimento. A informação é de pesquisa contratada pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), obtida com exclusividade pelo UOL.
O que aconteceu
Boulos teve queda nas intenções de voto e Nunes oscilou para baixo. O candidato do PSOL passou de 25,8% para 23,1% na comparação com a pesquisa feita em julho. O prefeito, por sua vez, registrou 21,6% — no mês passado ele tinha 22,2%. Os dois estão empatados na margem de erro, que é de 2,5 pontos percentuais.
Veja o resultado da pesquisa:
Relacionadas
- Guilherme Boulos (PSOL): 23,1%
- Ricardo Nunes (MDB): 21,6%
- Pablo Marçal (PRTB): 16,8%
- José Luiz Datena (PSDB): 10,7%
- Tabata Amaral (PSB): 8,6%
- Marina Helena (Novo): 3,9%
- Bebeto Haddad (DC): 0,6%
- Altino Prazeres (PSTU): 0,3%
- Ricardo Senese (UP): 0,3%
- João Pimenta (PCO): 0,1%
- Branco / nenhum / nulo: 10,1%
- Não sabe / não respondeu: 3,8%
Marçal subiu mais de cinco pontos. Segundo a pesquisa, o ex-coach tem 16,8% dos votos dos eleitores paulistanos. Há um mês, o percentual dele era de 11,4%. Com o resultado, ele está tecnicamente empatado com Nunes, mas não com o Boulos.
José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB) estão em empate técnico. O apresentador tem 10,7% das intenções de voto e oscilou para baixo na comparação com o mês passado, quando ele registrou 11,9%. Por outro lado, a candidata do PSB subiu de 4,7% para 8,6%.
Marina Helena (Novo) oscilou para cima. Ela variou de 2% para 3,9% da sondagem de julho para a deste mês. A candidata do Novo está tecnicamente empatada com Tabata e também com Bebeto Haddad (DC), Altino Prazeres (PSTU), Ricardo Senese (UP) e João Pimenta (PCO), que ficaram com menos de 1%.
Segundo turno
Nunes venceria Boulos no segundo turno. A pesquisa também testou o cenário entre Nunes e Boulos em uma eventual disputa no segundo turno. O atual prefeito aparece com 41,9%, enquanto o psolista marcou 36,2%. Não houve nenhum outro cenário testado.
A pesquisa da FESPSP ouviu 1.500 eleitores da cidade de São Paulo. As entrevistas foram realizadas entre 20 de 22 de agosto. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O registro no TSE é SP-02735/2024.