8 capitais vão eleger mais vereadores em 2024, e 2 vão eleger menos; veja
Colaboração para o UOL, em São Paulo
04/10/2024 14h19
Oito capitais brasileiras terão número maior de vereadores para representar os interessantes da população nos Legislativos municipais a partir de 2025. Por outro lado, duas capitais terão menos vereadores. Todos serão escolhidos no primeiro turno das eleições municipais, que ocorrerá neste domingo (6).
O que aconteceu
Mudanças na quantidade de vereadores das dez capitais são em decorrência do Censo 2022. O levantamento produzido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou mudança na dinâmica populacional dessas cidades, o que exige readequação na quantidade de vereadores para se adequar ao previsto na Constituição.
Relacionadas
A lei prevê que uma cidade deve ter ao menos nove vereadores e no máximo 55. Esse número é proporcional à quantidade de habitantes de cada município.
Capitais que terão mais vereadores
- Aracaju
- Maceió
- Vitória
- Goiânia
- Cuiabá
- Rio Branco
- Porto Velho
- Palmas
Cidades que terão menos vereadores
- Recife
- Porto Alegre
Onde vai aumentar
Aracaju terá dois vereadores a mais, passando de 24 para 26. O aumento é porque a capital sergipana tem população estimada em 600 mil habitantes.
Maceió também ganhará duas novas cadeiras e terá 27 vereadores a partir de 2025. O número de habitantes da capital alagoana subiu, passando para mais 900 mil moradores.
Vitória é a única capital do Sudeste que ganhará novos vereadores: dos atuais 15, a cidade passará a ter 21. O acréscimo deve-se a aprovação de uma emenda à Lei Orgânica da cidade em 2023 que permite o aumento de vereadores, apesar de a população de Vitória não ter crescido.
Goiânia terá direito a eleger dois novos vereadores, passando de 35 para 37. A capital goiana aumentou seu contingente populacional e soma hoje cerca de 1,4 milhão de habitantes.
Cuiabá passará dos atuais 25 vereadores para 27. A cidade viu subir sua quantidade de habitantes para 650 mil, conforme o IBGE, o que lhe confere o direito a aumentar o número de representantes na Câmara Municipal.
Em Palmas, o aumento foi de 19 para 23 vereadores. A capital tocantinense tem mais de 300 mil habitantes, apontou o IBGE.
Porto Velho vai aumentar de 21 para 23 cadeiras seu legislativo municipal. A cidade tem cerca de 450 mil habitantes.
Rio Branco vai acrescentar quatro vagas na Câmara Municipal e passar de 17 para 21 vereadores. A população da capital acreana cresceu para mais de 300 mil moradores.
Onde vai diminuir
No Recife, os eleitores poderão eleger 37 representantes, e não mais 39. Conforme os dados do IBGE, a capital pernambucana sofreu redução populacional e tem menos de 1,5 milhão de habitantes.
Em Porto Alegre, o número de vereadores caiu de 36 para 35. Assim como no Recife, a capital gaúcha também encolheu e tem população estimada de 1,3 milhão de habitantes.