Datafolha: o que diz pesquisa sobre eleitores de Marçal pós-live com Boulos
Do UOL, em São Paulo (SP)
26/10/2024 18h50
A nova pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (26), mostrou Guilherme Boulos (PSOL) estável entre os eleitores de Pablo Marçal (PRTB) após a sabatina realizada pelo ex-coach com o psolista na sexta-feira (25).
O que mostra a pesquisa
Intenção de voto no psolista não mudou entre os eleitores de Marçal. Segundo o Datafolha, 11% dos que votaram no "ex-coach" escolheram Boulos como candidato para o segundo turno, a mesma porcentagem da pesquisa anterior, divulgada na quinta-feira (24).
Ricardo Nunes (MDB) segue sendo o maior herdeiro de Marçal. 76% dos eleitores do influenciador dizem que votarão no atual prefeito — 2 pontos percentuais a mais do que na última semana, quando 74% declaravam voto no emedebista.
A pesquisa ainda mostrou que 82% dos eleitores de Marçal não votariam jamais no deputado (antes, o número estava em 83%). Já 9% apontaram que talvez votaria (era 8%) e 8% afirmaram que votaria com certeza (eram 8%).
Os números de Nunes são diferentes: 63% votariam com certeza e 20% podem votar. Já 15% dos eleitores de Marçal rejeitam totalmente o atual prefeito.
A divisão dos votos de Tabata Amaral (PSB) é mais apertada. 48% (eram 46%) dos eleitores da deputada devem ir para Boulos, enquanto Nunes herda 30% (eram 35%) dos votos que foram para Tabata no primeiro turno. A então candidata somou 9,91% na votação e declarou voto em Boulos.
Enquanto isso, a rejeição a Boulos oscilou para baixo. 52% dos entrevistados disseram não votar de jeito nenhum no psolista — 3 pontos percentuais a menos que na última semana, quando 55% o preteriam. O candidato, porém, ainda é o mais rejeitado pelo eleitorado paulistano.
A rejeição de Nunes, por outro lado, se manteve estável. O emedebista é rejeitado por 37% do eleitorado, mesma porcentagem do resultado da pesquisa anterior.
Na pesquisa geral, Nunes aparece à frente de Boulos
O prefeito tem 57% (eram 58%) da preferência dos paulistanos nos votos válidos. Já Boulos aparece com 43% (eram 42%) nesse recorte, quando se considera os votos sem brancos e nulos.
Na pesquisa estimulada, Nunes marcou 48% da preferência dos entrevistados. No levantamento anterior, o atual prefeito aparecia com 49% das intenções de voto, o que significa que ele oscilou 1 ponto percentual para baixo entre as duas sondagens.
Guilherme Boulos (PSOL), por outro lado, oscilou para cima na pesquisa estimulada. O psolista passou de 35% na última sondagem para 37% na sondagem mais atual. Com isso, a diferença entre Boulos e Nunes oscilou para baixo, passando de 14 para 11 pontos percentuais na véspera do 2º turno.
Os resultados são da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. Veja os números completos do levantamento:
- Ricardo Nunes (MDB): 48% (eram 49%)
- Guilherme Boulos (PSOL): 37% (eram 35%)
- Em branco/nulo/nenhum: 12% (eram 14%)
- Não sabe: 3% (eram 2%)
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi encomendada pela Globo e pela Folha de S.Paulo e entrevistou presencialmente 2.052 pessoas entre 25 e 26 de outubro. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo SP-01690/2024.